Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sintomas de dismorfia corporal, o transtorno que Megan Fox admitiu ter

A dismorfia corporal pode levar a um impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar emocional das pessoas afetadas

Sintomas de dismorfia corporal, o transtorno que Megan Fox admitiu ter
Notícias ao Minuto Brasil

05:15 - 26/05/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Megan Fox, eleita duas vezes consecutivas pela revista FHM como a mulher mais sexy do mundo, revelou na edição de 2023 da Sports Illustrated que enfrenta uma luta "eterna" com sua aparência. Aos 37 anos, a atriz admitiu sofrer de dismorfia corporal, afirmando: "Nunca me enxerguei da forma como os outros me veem". Ela explicou que essa obsessão acompanha sua vida desde a infância.

A dismorfia corporal é um "transtorno psicológico no qual a percepção que as pessoas têm de sua própria aparência pode não corresponder completamente à realidade, geralmente sendo negativa e podendo se tornar obsessiva", explica a rede de saúde CUF.

Essa condição afeta principalmente mulheres e homens adolescentes. As causas não são completamente conhecidas, mas "as pessoas com dismorfia corporal estão constantemente preocupadas com o que consideram ser um defeito em sua aparência, seja ele real (geralmente pequeno) ou imaginário. Esse defeito pode passar despercebido aos olhos de terceiros, embora seja significativo para o próprio indivíduo."

Aqui estão alguns sintomas da dismorfia corporal aos quais se deve estar atento, segundo a rede portuguesa de hospitais  CUF:

- Preocupação excessiva com aquilo que é percebido como um "defeito" em sua aparência, mas que para os outros é considerado mínimo ou até inexistente;
- Tendência forte de se comparar com os outros;
- Crença de possuir um defeito que afeta sua beleza;
- Perfeccionismo;
- Convicção de que as pessoas ao redor notam seus "defeitos" e zombam deles;
- Comportamentos obsessivos;
- Buscar validação de outras pessoas em relação à sua aparência, mas não acreditar quando elas asseguram que está tudo bem;
- Passar muito tempo em frente ao espelho ou evitá-lo completamente;
- Consultar frequentemente especialistas, como cirurgiões plásticos e dermatologistas, para corrigir "defeitos" imperceptíveis para os outros;
- Procurar procedimentos estéticos que não trazem satisfação em relação à aparência;
- Baixa autoestima;
- Isolamento social;
- Depressão;
- Transtornos de ansiedade;
- Transtornos obsessivo-compulsivos;
- Distúrbios alimentares;
- Abuso de substâncias;
- Dor ou risco de desfiguração devido a cirurgias frequentes;
- Comportamentos ou pensamentos suicidas.

A dismorfia corporal pode levar a um impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar emocional das pessoas afetadas. Ela pode causar sofrimento psicológico intenso, levando a dificuldades nos relacionamentos, no desempenho acadêmico ou profissional e na participação em atividades sociais.

Embora a dismorfia corporal seja mais comum em mulheres e homens adolescentes, ela também pode afetar pessoas de outras faixas etárias. Os padrões irreais de beleza impostos pela mídia e pelas redes sociais podem contribuir para a insatisfação corporal e o desenvolvimento desse transtorno.

É fundamental buscar ajuda profissional se alguém suspeitar estar sofrendo de dismorfia corporal. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida. O tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, com a combinação de psicoterapia, medicamentos e apoio psicossocial.

É importante conscientizar a sociedade sobre a dismorfia corporal e promover uma cultura de aceitação e valorização da diversidade de corpos. Isso pode ajudar a reduzir o estigma associado às aparências e a promover uma maior autoaceitação e bem-estar mental.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório