Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sabia que as plantas podem eliminar as toxinas perigosas do ar?

Investigadores afirmam que são capazes de remover com eficácia os vapores tóxicos de gasolina, por exemplo

Sabia que as plantas podem eliminar as toxinas perigosas do ar?
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 26/05/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Há mais um motivo para encher a casa de plantas. Segundo um novo estudo, as plantas conseguem remover com eficácia os vapores tóxicos de gasolina - incluindo compostos causadores de câncer - do ar no interior das casas. 

Para testar a hipótese, os investigadores utilizaram uma mistura de plantas de interior, e concluíram que era altamente eficaz na eliminação de poluentes nocivos causadores de câncer. Em comunicado, os cientistas explicam que 97% dos compostos mais tóxicos foram eliminados em apenas oito horas.

"Esta é a primeira vez que as plantas foram testadas quanto à sua capacidade de remover compostos relacionados à gasolina, e os resultados são surpreendentes", afirma o líder do estudo Fraser Torpy. Aliás, segundo os investigadores, as plantas conseguem remover os poluentes mais nocivos como benzeno.

"Também descobrimos que quanto mais concentradas estão as toxinas, mais rápidas e eficazes as plantas se tornam na sua eliminação, mostrando que as plantas se adaptam às condições em que estão crescendo", acrescenta. 

Caso não saiba respirar as toxinas de gasolina causa irritação nos pulmões, dores de cabeça e náuseas, além disto, a exposição prolongada já foi associado a um aumento do risco de câncer, asma e outras doenças crônicas, contribuindo para a diminuição da esperança média de vida. 

Trata-se de uma investigação da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, feita em parceria com a Ambius, empresa de plantas. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório