Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como agir caso veja alguém tendo um AVC

Existem dois tipos de AVC, saiba reconhecer

Notícias ao Minuto Brasil

08:47 - 31/03/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Em caso de AVC, responder rapidamente a esta situação é essencial para tentar reduzir ao máximo os danos no paciente. Como o AVC consiste no corte do fornecimento de sangue e oxigênio para o cérebro, devido à obstrução de uma artéria cerebral, voltar a repor o acesso ao cérebro é essencail para que o AVC não seja fatal.

Saiba algumas atitudes que deve ter no caso de presenciar alguém tendo um AVC.

Sabia que existem dois tipos de AVC?

Cerca de 85% dos casos de AVC ocorrem depois de um bloqueio da irrigação sanguínea devido à obstrução de uma artéria cerebral. A este chama-se AVC isquêmico, e pode ser devido a um coágulo na artéria cerebral ou a uma embolia.

Mas, pode ainda ocorrer um AVC hemorrágico, provocado pelo rompimento de uma artéria que origina uma hemorragia – aneurisma. Sendo que o sintoma mais evidente deste AVC é uma dor de cabeça horrível.

Reconhece os sintomas de AVC?

Deve tentar perceber se algum lado do rosto ficou paralisado. Peça ao paciente para sorrir para que possa verificar (em caso de AVC o lado afetado não será capaz de levantar o sorriso como o outro).

Peça ao doente para manter os braços levantados, depois tente fazer pressão sobre os braços da pessoa para ver se ela oferece algum tipo de resistência. Em alguns casos de AVC a pessoa até consegue levantar os braços mas assim que faz pressão sobre eles, podem cair sem oferecer resistência.

Esteja atento ao discurso. Repare se o paciente está tendo dificuldades em falar, atropela as palavras ou enrola as letras. Peça-lhe para dizer o nome ou para dizer uma frase.

Outros sintomas podem incluir confusão, dificuldade em perceber o que lhe dizem, alteração da visão, náuseas, dificuldade em andar, perda de equilíbrio e de coordenação.

Se perceber que alguém está tendo um AVC e se confirma alguns destes sinais deve ligar imediatamente para a emergência. Nesta chamada é importante saber há quanto tempo é que os sintomas começaram, o historial médico do paciente (se já teve um AVC antes, se sofre de hipertensão ou doença arterial, etc.) bem como saber os medicamentos que toma (aspirina, anticoagulantes, etc.).

Deve manter a pessoa acordada e a falar até que recebe ajuda médica.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório