Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dormiu 8h mas acordou cansado? Veja seis possíveis razões

Acredite, você não está sozinho. Há formas simples de evitar que isto volte a acontecer

Dormiu 8h mas acordou cansado? Veja seis 
possíveis razões
Notícias ao Minuto Brasil

21:54 - 04/05/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Sono

Finalmente você conseguiu dormir 8/9h seguidas, mas ainda sim acordou com a sensação de que um caminhão passou por cima de você?

Acordar com um ar fresco e energia não depende apenas das horas que dorme. O site Prevention destaca seis possíveis motivos para acordar assim mesmo tendo dormido o suficiente:

Você usa gadgets antes de ir dormir. Ficar lendo livros na tela do celular ou do notebook, ver vídeos no tablet ou consultando as redes sociais no smartphone pode ser a razão para acordar ‘em cacos’. Segundo um estudo de Harvard, a culpa é da luz azul destes dispositivos móveis que suprime a melatonina – hormônio que promove o sono. Desligar todos os aparelhos electrônicos 90 minutos antes de ir dormir pode ser a solução para acordar com ar de quem dormir de fato bem e o suficiente.

Dorme numa má posição. Acordar com dor de costas? A culpa pode ser de dormir a noite toda de lado, criando uma significativa pressão no quadril, destaca Benjamin Domb. Para reduzir o impacto você poderá começar dormindo com uma almofada entre as pernas para manter o alinhamento.

Seu travesseiro é ruim. Dormir num travesseiro muito alto ou duro desalinha a coluna e pode fazer com que você acorde cheio de dores no corpo. Escolha uma almofada suave, mas que tenha um núcleo de espuma de apoio.

Range os dentes durante a noite. Se você acorda com dor de cabeça é provável que cerre a mandíbula ou ranja os dentes durante a noite, diz Kathy Gruver. Considere uma visita ao dentista para ver da necessidade de começar a usar um protetor para os dentes, por exemplo.

Bebe álcool à noite. É verdade que o álcool pode nos levar a adormecer mais rápido, uma vez que tem um efeito sedativo. Porém também afeta o normal ciclo do sono, destaca o Dr. Aaron Clark.

Sofre de apneia do sono. De acordo com um estudo feito em 2012, metade de todas as mulheres adultas tem algum tipo de apneia do sono. Este problema faz com que pacientes parem de respirar durante uns segundos várias vezes enquanto dormem, gerando um sono de pouca qualidade. Se estas noites mal dormidas, mesmo com horas suficientes, acontecem com frequência, você deve consultar o seu médico.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório