Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estresse crônico afeta a memória a curto prazo

Estar em constante estado de estresse não só afeta a saúde cardiovascular como, sabe-se agora, interfere negativamente na memória

Estresse crônico afeta a memória a curto prazo
Notícias ao Minuto Brasil

07:35 - 17/05/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

O estresse afeta a qualidade de vida e, sobretudo, a saúde. Estar em constante estado de tensão não só interfere na saúde cardiovascular, como afeta a alimentação, o descanso, a concentração e, sabe-se agora, também a memória.

Um estudo da Universidade de Ohio, nos EUA, aponta que o estresse crônico afeta temporariamente a memória a curto prazo, não se sabendo, porém, se esta interferência negativa tem consequências a longo prazo. Para já, sabe-se que os problemas de memória deixam de existir passados 28 dias.

Depois de terem feito uma experiência em ratos de laboratório (que foram sujeitos de forma contínua a uma situação conhecida como repetida derrota social, semelhante ao estresse crônico nos humanos), os investigadores norte-americanos notaram que a tensão conseguia afetar a capacidade de lembrar a saída do labirinto em que estavam.

Revelada na publicação especializada The Journal of Neuroscience, a investigação traça uma relação direta entre o estresse contínuo e a memória a curto prazo, a que é usada frequentemente nas mais variadas situações do dia-a-dia.

Os investigadores notaram, ainda, que o estresse crônico não só afeta a criação de novas células cerebrais como leva a um aumento de macrófagos (células que respondem a processos inflamatórios), sendo, por isso, também uma causa para mudanças na química e biologia do cérebro, especialmente no hipocampo (região das memórias).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório