Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça o 'coliving', uma nova forma de morar que está na moda

Apesar de a poupança ser um dos fatores importantes neste modelo, o grande benefício procurado é a convivência com pessoas de todas as idades

Conheça o 'coliving', uma nova forma de morar que está na moda
Notícias ao Minuto Brasil

11:26 - 17/05/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Modelo

Na onda da crise e da sustentabilidade, muitos cariocas começaram a aderir a outras formas de morar, que pudessem ser mais baratas e que possibilitassem uma poupança dos recursos naturais, ao mesmo tempo. Dessa necessidade surgiu o 'coliving', um modelo de moradia surgido na década de 1970, na Dinamarca, no qual pessoas se unem para compartilhar um lar, doce lar. Popular nos Estados Unidos e na Europa, o modelo ganhou impulso recentemente no Brasil e, mais especificamente, no Rio de Janeiro.

O jornal 'O Globo' entrevistou Andreia e Lara, mãe e filha que decidiram sair do apartamento de 80 metros em Laranjeiras para uma casa de 700 metros quadrados no Cosme Velho. O novo lar, com jardim, piscina e churrasqueira, é dividido com outras sete pessoas. Cada um tem seu quarto, mas a cozinha, a sala, a lavanderia e a área de lazer são de uso comum, assim como as tarefas da casa e as contas de água, luz e gás.

"Ficamos ricas sem precisar ganhar na Mega Sena. Ganhamos em qualidade de vida, claro, mas principalmente em conteúdo, espiritualidade, diversidade", explica Andreia, socióloga de 47 anos.

Ainda segundo a reportagem, apesar de a poupança ser um dos fatores importantes neste modelo, o grande benefício procurado é a convivência com pessoas de todas as idades, amigos, amigos dos amigos, casais, irmãos, mães e filhas. O perfil dos adeptos do 'coliving' é de graduados e pós-graduados, bem-sucedidos profissionalmente. O objetivo é compartilhar experiências e viver da forma mais sustentável.

"O que está acontecendo hoje é um movimento mundial muito lindo, uma transição para outro modo de habitar o planeta. Há um anseio humano em recuperar o que foi sugado pelo sistema. É uma transformação onde tecer vínculos comunitários é essencial", analisa a arquiteta e pesquisadora Lilian Lubochinski, fundadora de uma consultoria chamada Cohousing Brasil.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório