Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que homens e mulheres podem fazer para apoiar a igualdade?

O apoio à igualdade não é apenas a luta por direitos, é também a luta pelo bem-estar do homem e da mulher

O que homens e mulheres 
podem fazer para apoiar a igualdade?
Notícias ao Minuto Brasil

21:14 - 22/05/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sociedade

Há muita coisa que os homens e as mulheres podem fazer para apoiar a igualdade e, acima de tudo, para contribuir para o bem-estar do sexo feminino e , por consequência, do masculino.

Acabar com as atitudes machistas e sexistas é o primeiro passo. E estas atitudes espelham-se das mais variadas formas e nos mais variados momentos do dia, acabando muitas vezes por serem também protagonizadas por mulheres ou até mesmo por crianças.

Uma das primeiras coisas que se pode fazer pela igualdade (e respeito) é parar de interromper o discurso de alguém, assumindo a postura de ouvinte e não de interveniente, o chamado mansplaining.

Lutar pela igualdade política é outra forma de estabelecer alguma igualdade e de impulsionar o crescimento profissional das mulheres, que continuam a ter uma representação ainda pequena nos grandes cargos das empresas e salários mais baixos, lê-se no BuzzFeed que se foca naquilo que se pode fazer pelo feminismo. Afinal, este é um movimento renascido, como pode ler aqui.

Olhar para as qualificações e não para o gênero é outro passo a dar pela sociedade, que não deve, também, excluir as mulheres que são mães ou estão grávidas.

De forma mais direta, a publicação diz ainda que se deve mudar a forma como se olha para o protagonista das atividades domésticas, começando a incentivar o sexo masculino a participar nesta área.

Não emitir discursos sexistas – o típico ‘os homens não choram’ é outra forma de estabelecer o equilíbrio na sociedade, já que os homens também são alvo de preconceito e sexismo, como lhe mostrámos aqui. E sim, elas também são sexistas, mesmo continuando a ser as principais vítimas.

A sociedade deve ainda olhar para o homem como um pai que tem o direito a estar mais tempo com o filho e parar de ensinar às crianças as típicas frases de exclusão e preconceito, como ‘deixe de ser uma menininha’ ou ‘as meninas não vestem azul e os meninos não vestem cor-de-rosa’.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório