Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como planejar as férias escolares em tempo de crise?

O planejamento financeiro começa antes mesmo de sair de casa, reservar o hotel ou comprar as passagens

Como planejar as férias escolares em tempo de crise?
Notícias ao Minuto Brasil

17:50 - 30/06/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Viagens

Férias de julho, viagens e diversão são sinônimos para muitos. Aproveitar os dias de descanso para viajar com a família e conhecer lugares novos é a primeira opção para aliviar o stress. Mas, diante da crise econômica, (desemprego, preços elevados, dólar em alta), como curtir as férias escolares? Isto é possível? Sim! Fazer um bom planejamento financeiro é a resposta.

O planejamento financeiro começa antes mesmo de sair de casa, reservar o hotel ou comprar as passagens. Para se planejar bem, é preciso ter um Orçamento Pessoal/Familiar já montado (planilha), que forneça sua real situação financeira – os números não mentem. No Brasil, a cultura do planejamento ainda tem que crescer muito. É comum vermos pessoas que viajaram sem planejar e acabaram por gastar muito além do previsto. Férias, entretenimento mexem com as emoções e os sonhos. Portanto, é preciso parar e raciocinar financeiramente antes de qualquer passo.

Antes de sair de casa, pergunte a si mesmo: qual o montante total que posso gastar nessas férias? Não faça as contas na cabeça, pois é um risco enorme! Utilize a planilha financeira para descrever todo itinerário financeiro. A viagem precisa ter um roteiro, desde o momento preparatório até o retorno à sua casa. Por exemplo, gastos com roupas e remédios precisam ser lançados. Afinal, viagens são facilmente atingidas por imprevistos.

Outra dica é procurar por roteiros que ofereçam promoções. Muitos sites disponibilizam comparação de passagens aéreas, diárias de hotéis, passeios turísticos. Não escolha com pressa! Fale com pessoas que já conhecem o lugar. Veja os comentários e avaliações na internet e redes sociais. Às vezes, abrir mão de um sonho agora, por uma boa segunda opção, pode ser a saída para economizar e curtir bastante!

Atividades ao ar livre é uma alternativa, e faz muito bem à saúde. Visite parques, museus, praças. Escolhas assim podem facilitar na hora de economizar, e trarão muitos benefícios, uma vez que atividades físicas ao ar livre, além de gratuitas, são muito recomendadas por médicos e especialistas para deixar o stress do dia a dia para trás.

O celular pode ser um grande aliado nas férias! Instale um bom aplicativo para controle de gastos. É uma opção excelente para quem já está acostumado com smartphone. Com a ajuda dessa ferramenta é possível contabilizar cada passo da viagem, todos os gastos e imprevistos. É como ter conta pronta na hora de decidir: Quanto já gastei? Quanto ainda tenho disponível? Emoções mexem com nosso senso de humor, nosso discernimento financeiro. Depois a conta pode ser alta!

Uma coisa é certa: não dá para fazer tudo, comprar tudo. Diante da crise é importante fazer escolhas inteligentes. Querer tudo ao mesmo tempo é um mau sinal financeiro. Opte ora por comer em um restaurante mais barato, ora por apenas fazer um lanche. Em alguns casos, comer em casa ou pedir uma pizza, por exemplo. Para quem está em viagem, alterne a escolha dos locais mais caros e mais baratos.

Se você não vai viajar ou já está com o orçamento limitado, ou endividado, evitar shoppings é questão de sobrevivência. A melhor opção é fazer atividades que não envolvam vitrines, lojas, painéis luminosos e praças de compras. Isto vale para internet também! O que o olho não vê, o bolso não sente!

Para começar bem, faça hoje mesmo sua planilha financeira. Gaste tempo com orçamentos. Crise e oportunidade andam juntas, diz o ideograma chinês. Boas férias!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório