Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dermocosméticos: quando e como deve ser feita a reaplicação?

Pela manhã ou à noite, antes ou após o banho? A maioria das pessoas tem dúvidas sobre o momento certo e frequência para reaplicar dermocosméticos

Dermocosméticos: quando 
e como deve ser feita a reaplicação?
Notícias ao Minuto Brasil

15:06 - 02/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Para ter uma pele saudável, bonita e iluminada, é importante cuidar da limpeza e hidratação. Essa rotina diária ajuda a evitar descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, dentre outras questões, como aponta a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). E quanto ao uso do hidratante diário, muitas dúvidas surgem em relação ao momento correto e frequência para reaplicar o creme. Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em Estética e diretora da Buona Vita Cosméticos, traz dicas importantes sobre a reaplicação desses produtos ao longo do dia. Confira abaixo as principais sugestões da especialista, além de indicações para uso de produtos pontuais (tratamento de acne, manchas e estrias).

Reaplicação do hidratante facial e corporal

Neste caso, para quem não usa maquiagem, Isabel sugere usar o creme hidratante por três vezes ao longo dia. "Podemos indicar o uso pela manhã, após o almoço e à tarde", afirma. Para quem não abre mão da maquiagem, a opção ideal é hidratar a pele duas vezes: pela manhã, após a limpeza habitual, e à noite após o banho. "A ordem de aplicação correta do hidratante é sempre antes da maquiagem".

Além disso, Isabel ressalta que se o hidratante contiver filtro solar, ele pode ser aplicado a cada duas ou três horas. E caso a pessoa faça uso do filtro solar isoladamente, é importante utilizá-lo após o hidratante facial.

E quanto ao hidratante corporal? "No dia a dia, a reaplicação é mais fácil no rosto, porém, no caso do creme corporal, como o corpo geralmente estará coberto (dificultando a reaplicação), indicamos que o produto seja utilizado pela manhã e à noite, após o banho", destaca.

Creme noturno: depois do banho ou minutos antes de dormir?

Para Isabel, o mais adequado é sempre aplicar o produto após o banho e higienização da pele. Imagine a seguinte situação: a pessoa praticou atividade física, tomou banho ou higienizou o rosto, por volta das 19h. O próximo passo é, justamente, aplicar o creme noturno, isso significa que não será preciso a reaplicação desse produto mais tarde, minutos antes da pessoa dormir, por exemplo.

Reposição do creme após praticar atividade física

Nesta situação, a especialista indica repor o creme após a atividade física e banho. "Sempre que nos exercitamos a pele se desidrata pela quantidade de água que perdemos pelo suor. Por isso, é importante a hidratação para manter, justamente, a integridade da pele", explica.

Reaplicação produtos pontuais:

Acne - secativo de espinhas: existe um limite de aplicação?

Isabel sugere que o produto seja usado no mínimo duas vezes ao dia. "Ele deve ser aplicado pelo menos duas vezes, mas, dependendo da avaliação do profissional de saúde estética, pode ser indicada a frequência de três até quatro vezes diariamente", complementa. Além disso, Isabel ressalta que produtos para tratamentos devem ser aplicados sempre antes do hidratante e protetor solar.

Clareador deve ser reaplicado quantas vezes?

"No caso de produtos despigmentantes, como os clareadores, é ideal aplicá-los até quatro vezes ao dia e sempre sobre a mancha, evite a aplicação no rosto todo", destaca. A especialista também ressalta que é essencial usar filtro solar após aplicar o creme clareador. "Além disso, o acompanhamento e orientação de um profissional são duas coisas fundamentais para recomendar a correta associação e potencialização desse tratamento", comenta.

Produto de estria - deve ser reaplicado quantas vezes?

De acordo com Isabel, como a estria é uma alteração corporal, a indicação é a mesma para a reaplicação do hidratante para o corpo, ou seja, pela manhã e à noite após o banho, já que durante o dia, a região fica coberta, o que dificulta a reposição do produto.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório