Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ressaca? Estes são os dez motivos que a explicam

Quer culpar alguém pela sua ressaca? São estes os responsáveis

Notícias ao Minuto Brasil

15:55 - 10/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Álcool

A noite foi divertida, mas no dia seguinte a dor de cabeça e indisposição te fizeram pensar que mais valia nem ter saído de casa?

Pois é, embora todos gostemos de uma boa noite de convívio, com alguns copos de cerveja ou de vinho, todos dispensaríamos a ressaca, que por vezes acontece como rescaldo da noite anterior.

Como nem todos os nossos pedidos podem ser atendidos, aqui ficam algumas das razões que explicam o porquê de acordarmos ‘com a cabeça pesada’ após um grande evento.

1. Genética. Existe uma explicação para haver quem consiga sair ileso de uma noite de bebedeira, enquanto outros parecem estar à beira da morte no dia seguinte. A genética de cada um influencia a forma como o corpo reage ao álcool, sendo uns mais fortes e resistentes que outros.

2. Intolerância. Alergia ao álcool é raro, mas acontece. A pessoa pode ser intolerante a um dos componentes do vinho – as uvas, por exemplo – o que provoca dificuldades de respiração ou dores de estômago.

3. Tinto. O vinho tinto contém compostos naturais chamados taninos, derivadas das sementes, cascas e talos, cujo principal objetivo é conservar o vinho. Porém, ajudam a piorar a ressaca, refere o Daily Mail.

4. Italianos. Culpe os italianos por algumas ressacas serem piores. Isto porque os vinhos deste país contém tiramina.

5. É da Ásia do Leste. Uma grande parte das pessoas, com origens na Ásia do Leste, possuem uma mutação genética em que o etanal, composto que provoca a ressaca, é filtrado muito mais rapidamente, o que significa que a ressaca se prolonga durante mais tempo.

6. Está envelhecendo. Á medida que o corpo envelhece, o corpo demora mais tempo a processar o álcool. Assim, é comum se embebedar mais facilmente quando se é mais velho.

7. É fumante. Um estudo de 2012 concluiu que fumar enquanto se bebe, faz com que a ressaca possa ser pior porque o tabaco contem também etanal.

8. A intensidade da ressaca depende também do tipo de bebida que ingerir. As bebidas como o whiskey possuem muitos mais químicos alcoólicos.

9. Erro de principiante. O álcool é diurético, o que significa que o obriga a urinar frequentemente. Assim, por cada copo de álcool que bebe, deveria beber um copo de agua.

10. Foi a um novo bar. Um estudo de 2011 encontrou uma relação entre estar num novo ambiente e um nível de inibição mais alto. Isso significa dizer que quando se está num lugar onde não se sente à vontade, tem mais tendência a beber.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório