Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vitamina D é aliada na saúde cardiovascular, aponta pesquisa

A vitamina D ajuda nas contrações do músculo cardíaco e possibilita o relaxamento dos vasos sanguíneos

Vitamina D é aliada na saúde cardiovascular,
aponta pesquisa
Notícias ao Minuto Brasil

17:07 - 14/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Coração

Segundo um estudo apresentado em abril deste ano durante o 65ª Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, feito em Chicago, nos Estados Unidos, ingerir uma dose diária de vitamina D melhora o funcionamento cardíaco de indivíduos com insuficiência neste órgão.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores realizaram um experimento com 160 pacientes com a doença e que já estavam sob algum tratamento. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu doses diárias da vitamina, enquanto o segundo tomou um placebo. Aqueles que tomaram a vitamina D apresentaram uma melhora considerável na fração de ejeção – quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada batimento. Já o outro grupo não apresentou nenhuma mudança.

Segundo o cirurgião cardiovascular do Hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, a vitamina D ajuda nas contrações do músculo cardíaco e possibilita o relaxamento dos vasos sanguíneos. Sua falta no organismo pode desencadear no acúmulo de cálcio na artéria, gerando o risco de formação de placas que podem elevar as chances de problemas cardiovasculares.

“Além de proteger o coração, a vitamina D carrega milhares de benefícios que vão desde a manutenção do tecido ósseo, o controle do peso e da diabetes, até o tratamento e prevenção de alguns tipos de câncer. Sua principal fonte de produção se dá por meio da exposição ao sol, mas ela pode também ser absorvida em forma de suplemento e coma ingestão de peixes, leite, fígado de boi, iogurtes e ovos”, finaliza Sobral.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório