Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

9 dicas para economizar combustível nas viagens de férias

Viagens de carro são sempre deliciosas, mas podem fazer um rombo no orçamento da viagem caso não se planeje o gasto com combustíveis

9 dicas para economizar combustível 
nas viagens de férias
Notícias ao Minuto Brasil

19:51 - 14/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Automóveis

As viagens de férias com carro são uma boa oportunidade para rever certos hábitos ao volante que, além da segurança, acabam aumentando o consumo dos veículos. Atitudes simples permitem um passeio mais agradável, e seguindo algumas dicas é possível economizar combustível com vantagens para o bolso e, em última análise, para o meio ambiente.

Confira abaixo as dicas dadas pelo chefe de Engenharia da Ford na América do Sul, João Filho:

1. Curta a estrada

Se você vai pegar estrada e passar por belas paisagens, aproveite! Não pise fundo sem necessidade. Mantenha-se atento à estrada, com as mãos no volante, e não pise fundo sem necessidade. De acordo com um estudo do instituto Natural Resources Canada, aumentar a velocidade de 100 km/h para 120 km/h pode gastar até 20% a mais de combustível.

2. Calibre os pneus

A pressão dos pneus abaixo do indicado no manual do proprietário faz o motor trabalhar mais e, consequentemente, há maior gasto de combustível. Isso é ocasionado pelo aumento da área de atrito do pneu com o solo. De acordo com o instituto canadense, por exemplo, rodar com até 8 libras abaixo do recomendado pode aumentar o consumo em 4%, além de reduzir a vida útil dos pneus.

3. Manutenção em dia

É importante estar com manutenção do carro em dia e fazer as revisões recomendadas no manual do proprietário. A troca do óleo do motor e os filtros de ar e de combustível de acordo, na quilometragem indicada, são imprescindíveis, bem como o alinhamento da suspensão do veículo.

4. Desligue o motor apenas em paradas prolongadas

Outra maneira de economizar combustível é desligando o carro sempre que ele estiver inativo por mais de 60 segundos, por exemplo, quando se estaciona para esperar alguém. Manter o automóvel parado, com o motor ligado, por mais de 60 segundos, consome mais do que desligar o motor e ligá-lo novamente.

5. Acelere e freie suavemente

Essa é uma prática importante em qualquer momento ao dirigir um veículo: evite acelerar e frear bruscamente ou sem necessidade. Uma condução agressiva gasta muito combustível – até 15% a mais na cidade, segundo o Natural Resources Canada. Mantenha distância do carro à frente, antecipe o tráfego e freie de forma suave. O sistema de injeção eletrônica corta a emissão de combustível ao motor quando o acelerador está liberado.

6. Elimine o peso extra

Evite carregar pesos desnecessários e deixar muitas “tralhas” no carro. O peso da bagagem interfere no consumo de combustível. Dados da pesquisa canadense apontam que o consumo pode aumentar em até 1% a cada 25 kg carregados. A recomendação também vale para a instalação de bagageiros externos, já que também afetam a aerodinâmica e eficiência do veículo.

7. Observe as rotações corretas do motor

O tacômetro, conhecido popularmente como conta-giros, fica no painel do carro e indica as rotações por minuto (identificadas pela sigla rpm) do motor. Há, para cada marcha, a rotação mais adequada. Quanto mais o motor ficar fora do giro indicado, maior será a quantidade de combustível utilizado. No manual do veículo, também há a recomendação da velocidade ideal para fazer as trocas de forma mais eficiente.

8. Use ar-condicionado com moderação

O ar-condicionado, em geral, utiliza a potência do motor e diminui sua eficiência. O instituto canadense aponta que, conforme o veículo, o ar-condicionado pode aumentar o consumo em até 20%.

9. Motores eficientes

Hoje, muitos carros têm motores extremamente eficientes e a Ford tem uma gama variada desses propulsores que funcionam de maneira bastante produtiva tanto no etanol como com gasolina. É claro que uma série de fatores, particulares de cada carro, como o conjunto de motorização e aerodinâmica, influencia no gasto de combustível. Portanto, ao comprar um automóvel novo ou ousado, é importante verificar o potencial dos mesmos por meio do Ranking do Inmetro, que informa sobre a eficiência em termos de consumo e emissões.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório