Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em 3 anos, epidemia de zika na América Latina pode chegar ao fim, diz estudo

Os pesquisadores afirmam ainda que os métodos existentes atualmente de controle de epidemias não podem ser aplicados para controlar o Zika

Em 3 anos, epidemia de zika na América 
Latina pode chegar ao fim, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

11:07 - 15/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Transmissão

Um estudo realizado por cientistas do Imperial College de Londres, no Reino Unido, e publicado na revista Science nesta sexta-feira (15) concluiu que a epidemia ocasionada pelo vírus Zika na América Latina pode já ter tido seu ápice e o próprio sistema pode findá-la num espaço entre dois e três anos.

Os pesquisadores afirmam ainda que os métodos existentes atualmente de controle de epidemias não podem ser aplicados para controlar o Zika, aponta o 'G1'. A previsão dos cientistas é de que o mundo só verá outra epidemia semelhante, de larga escala, daqui a dez anos, com a possibilidade de pequenos surtos no meio tempo.

"Este estudo utiliza todos os dados disponíveis para fornecer uma compreensão de como a doença vai se desenrolar - e nos permite avaliar a ameaça no futuro iminente. Nossa análise sugere que a propagação do vírus da zika não é controlável, mas que a epidemia vai se reduzir por si mesma dentro de 2 a 3 anos”, explica Neil Ferguson, professor e autor da pesquisa.

A pesquisa foi feita com base em um método matemático, que analisou os dados já existentes sobre a transmissão do vírus na América Latina, e comparou com outros vírus semelhantes, como a dengue. Com isso, eles projetaram ondas futuras de transmissão. O cálculo de dois a três anos para o fim da epidemia se dá com base no fato de as pessoas não serem suscetíveis à infecção por conta da zika mais de uma vez. "A epidemia explosiva atual acabará devido a um fenômeno chamado efeito rebanho. Como o vírus é incapaz de infectar a mesma pessoa duas vezes - graças ao sistema imunológico, que gera anticorpos para matá-lo - a epidemia atinge um estágio em que há muito poucas pessoas para infectar e sustentar a transmissão”, disse Ferguson.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório