Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a fazer uma sopa nutritiva de lentilha

Nutricionista explica os benefícios dessa semente para a saúde

Aprenda a fazer uma sopa nutritiva de lentilha
Notícias ao Minuto Brasil

12:07 - 23/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saudável

De origem asiática a lens culinaris, é uma planta leguminosa que possui suas sementes conhecidas como lentilha. Muito utilizada nas simpatias de véspera de Ano Novo, ela é rica em vitaminas e minerais e forte aliada na prevenção e combate da diabetes, doença que atinge mais de 25 milhões de brasileiros. Para explicar as propriedades desse alimento, a nutricionista da rede Supermercados Mambo, Karina Reis, aborda seus benefícios.

“Fonte de fibras solúveis e insolúveis, a leguminosa é rica em zinco, um mineral essencial que fortalece o sistema imunológico, além disso, é poderosa no tratamento da anemia, pois têm alto índice de ferro, além disso, as fibras contidas no alimento melhoram o trânsito intestinal aliviando a prisão de ventre e a sensação de inchaço no abdômen”, explica Reis. Presente na dieta humana desde o período neolítico, a lentilha é muito versátil e pode ser consumida de diversas formas, em saladas, ensopados ou até mesmo como acompanhamento do tradicional arroz.

Um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Nutrição, da Universidade de Toronto, no Canadá, e divulgado no Archives of Internal Medicine, concluiu após 25 anos de acompanhamento que os indivíduos que possuíam dietas ricas em alimentos com fibras como a lentilha preveniram 82% dos casos de doenças cardíacas e preservaram a saúde de seus vasos sanguíneos.

Segundo a nutricionista a lentilha também é ótima para gestantes, “ela auxilia na formação do sistema nervoso do feto durante a gravidez, pois estimula a formação de células do sangue e previne o câncer de cólon”. A profissional da rede Mambo também dá uma dica valiosa para quem deseja aproveitar melhor seus nutrientes, “Acrescente na refeição um alimento que seja rico em vitamina C, como por exemplo, o brócolis.

Se preferir, pode adicionar no final do preparo algumas folhinhas de salsa, coentro ou hortelã, todos crus. Essa combinação potencializará o alimento, pois o organismo só absorve 10% do ferro da lentilha, mas quando associado a uma fonte de vitamina C, a absorção sobe para quase 40%”, orienta a nutricionista.

Sopa de lentilha com alface:

Ingredientes

1 maço de alface-crespa

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 cebolas grandes, picadas

2 dentes de alho amassados

2 xícaras (chá) de lentilha

3 xícaras (chá) de água

1 folha de louro

1 ramo de salsão

Sal a gosto

Como fazer:

Pique as folhas de alface em tiras finas e reserve.

Aqueça o azeite numa panela e doure a cebola e o alho.

Acrescente a lentilha e refogue mais um pouco.

Junte a água, o louro e o salsão e tempere com sal.

Quando a lentilha estiver tenra, tire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco.

Elimine o louro e o salsão e bata a sopa no liquidificador.

Retorne o creme à panela, junte a alface picada e cozinhe por mais alguns minutos. Sirva a seguir.

Utilizar a água do cozimento de vegetais no preparo de molhos, arroz e sopas é uma maneira de enriquecer as refeições com mais nutrientes.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório