Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 mitos e verdades sobre a hipertensão arterial

Cardiologista tira principais dúvidas sobre a doença, que atinge 30 milhões de brasileiros

7 mitos e verdades sobre 
a hipertensão arterial
Notícias ao Minuto Brasil

00:00 - 20/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pressão

A hipertensão arterial atinge 30 milhões de brasileiros e é a principal causa de morte no Brasil, fatores que fazem dela um dos grandes problemas de saúde pública. A questão vai além do país. Em 2013, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que, pelo menos, 9.4 milhões de mortes em todo o mundo foram atribuídas à elevação da pressão arterial, sendo 51% por derrame cerebral e 45% por ataque cardíaco.

O médico Antônio Alceu dos Santos, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBD), explica as principais dúvidas sobre a doença.

1. Basta retirar o sal da comida para se proteger contra o aumento da pressão arterial

MITO. O sal é apenas um fator de risco para aumento da hipertensão. Temos que nos atentar para diversos alimentos industrializados, como macarrões instantâneos, temperos prontos, entre outros, que são ricos em sódio. Isso merece atenção no país, já que o brasileiro consome, em média, o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que aponta 5g de sal de cozinha como máximo a ser ingerido diariamente.

2. O estresse aumenta a pressão arterial

VERDADE. O estresse mental leva à maior estimulação do sistema nervoso simpático e, consequentemente, elevação dos valores de pressão arterial, redução da circulação de sangue nas coronárias, aumento do consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco e aumento da instabilidade elétrica no coração, podendo ocasionar arritmias cardíacas e infarto agudo do miocárdio.

3. A hipertensão é mais comum entre mulheres

MITO. No Brasil, verifica-se uma prevalência de 35,8% nos homens e de 30% em mulheres. Em um estudo de revisão sistemática de 2003 a 2008, em 35 países, revelou uma média global de 37,8% em homens e 32,1% em mulheres. Porém, após a menopausa, a situação se inverte, com maior preponderância da doença entre elas. Isso, por causa da perda do estrogênio, protetor natural do sistema arterial.

4. O álcool atrapalha o controle da pressão arterial

VERDADE. A relação está ligada à quantidade ingerida. O maior consumo de bebida, claramente, eleva a PA e está associada a maior risco de morte por doenças cardíacas. Àqueles que têm o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, recomenda-se que não ultrapassem 30g de etanol ao dia, para homens, e 15g para as mulheres.

5. A hipertensão não apresenta sintomas

VERDADE. Na maioria das vezes, não há sintomas. Em pouquíssimos casos podemos ter dor de cabeça, barulho no ouvido (zumbidos), visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, e outros.

6. Quem possui a pressão alta corre mais riscos de ter infartos

VERDADE. A hipertensão arterial é um fator de risco potente e independente para infarto agudo do miocárdio. Essa correlação foi demonstrada em diversos estudos e a redução do risco de doenças cardiovasculares, através do controle da hipertensão, foi documentada em inúmeros estudos clínicos de prevenção primária. De acordo com uma pesquisa da Seven Countries Study, cada aumento médio de 10 mmHg da pressão arterial sistólica na população, corresponde à duplicação do risco de óbito por infarto do miocárdio.

7. Hipertensão tem cura

MITO. O fator hereditário está presente em mais de 90% dos casos e, nesses, a hipertensão arterial não pode ser curada. Mas, pode e deve ser controlada. Os principais casos específicos de cura são: recessão de tumor de suprarrenal, correção de coarctação da aorta, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo, tratamento da apneia do sono.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório