Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

8 dúvidas que toda mulher deve tirar com seu ginecologista

Não fique em dúvida, pergunte tudo ao seu ginecologista de confiança

8 dúvidas que toda mulher
deve tirar com seu ginecologista
Notícias ao Minuto Brasil

14:06 - 22/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Conselhos

A ida ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano é essencial para manter a saúde e prevenir possíveis problemas. Ir a algum especialista somente quando sente que algo não vai bem, pode evitar o desenvolvimento de doenças sérias, como o câncer do colo do útero.

Mesmo as mulheres mais assíduas ao ginecologista podem sentir algum desconforto ou vergonha de abordar certos assuntos, mas a verdade é que a pessoa especializada é a mais indicada para lhe tirar as dúvidas e é capaz de ajudar da melhor forma possível.

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, revelou à Cosmopolitan Brasil quais as dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde que deve questionar ao seu ginecologista:

As perguntas sobre o ciclo menstrual são as mais comuns, já que a regularidade do ciclo, o volume do fluxo e a duração da menstruação, além dos sintomas pré-menstruais, são um bom parâmetro para uma avaliação do seu estado hormonal e saúde dos órgãos reprodutores.

As questões sobre a higiene íntima, as secreções vaginais e técnicas de depilação também são importantes, pois como são um pouco tabu acabam por gerar dúvidas sobre o que é esperado, saudável e natural fazer nesta região.

Perguntas sobre uso de absorventes diários, tampões, copos menstruais e sabonetes íntimos também devem ser feitas se houver dúvidas, já que para cada produto existe uma recomendação diferente.

As dúvidas sobre os métodos contraceptivos também devem ser tiradas na consulta. Cada método tem a sua particularidade e é preciso informar-se sobre as possíveis interações com o seu corpo ou doenças que tenha, efeitos colaterais, facilidade de uso, eficácia, etc, para fazer o uso adequado.

Se está pensando em engravidar ou preocupada com a sua fertilidade no futuro deve falar com o ginecologista para saber o que é relevante mudar no seu estilo de vida e planejar o futuro.

A sexualidade é outro tema para ser abordado na consulta médica, especialmente se tem algum tipo de desconforto ou se sente dificuldades em lubrificar ou ter prazer.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório