Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Amamentação: conheça as vantagens para as mamães e seus bebês

Além do vínculo se tornar mais forte entre mãe e filho, a perda de peso adquirido na gestação é mais rápida

Amamentação: conheça as vantagens 
para as mamães e seus bebês
Notícias ao Minuto Brasil

06:03 - 31/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Amor

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada anualmente de 1 a 7 de agosto em mais de 170 países, para estimular esse ato e melhorar a saúde das crianças ao redor do mundo. Segundo um estudo publicado recentemente pela revista inglesa The Lancet, o Brasil é referência em aleitamento materno. O estudo analisou dados de 153 nações, sendo que o nosso país aparece em posição de destaque em comparação a outras nações, como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido.

O ato de amamentar traz diversos benefícios não só para o bebê, como também para as mamães. Além do vínculo se tornar mais forte entre mãe e filho, a perda de peso adquirido na gestação é mais rápida, assim como auxilia também na volta do útero ao estado normal mais rapidamente. Porém, muitas vezes, principalmente na primeira gestação, é comum aparecerem algumas dúvidas. A obstetra e ginecologista de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler, esclarece e orienta sobre como aproveitar esse momento da melhor maneira, indicada para durar de 12 a 24 meses.

Evite rachaduras e estrias:

- Prepare o mamilo durante toda a gestação, com esfoliação durante o banho com bucha vegetal. Durante a amamentação não esqueça de usar, após as mamadas, pomadas a base de lanolina;

- A concha de silicone também é indicada para usar quando apresentar vermelhidão e ardência nos mamilos nos primeiros dias de amamentação, pois evita o atrito com o sutiã ou os protetores de mamilos e diminui a incidência de fissuras mamilares;

- Tenha uma alimentação rica em proteínas;

- Use um bom creme anti-estrias na barriga, seios e quadris e não aumente excessivamente de peso (não é recomendável engordar mais do que 12kg).

Os seios ficarão murchos?

O ato de amamentar não é o responsável pela diminuição de volume das mamas. Elas diminuirão de tamanho mesmo que não amamente, pois é o ciclo fisiológico da involução das mamas após a gravidez.

Próteses de silicone atrapalha?

Não, pois as próteses são colocadas atrás das glândulas mamárias e a maioria das incisões são feitas por baixo dos seios ou pelas axilas. O prejudicial é quando a incisão é feita pela aréola podendo "obstruir" alguns canais.

Bicos de silicone:

São aconselháveis para quando a mulher tem mamilo invertido ou plano.

Curiosidades sobre o corpo da mulher durante a amamentação:

- Amamentar consome em média 800 calorias por dia;

- Ajuda a volta do útero ao tamanho normal;

- Reduz o risco da mulher desenvolver doenças cardíacas e diabetes após a gravidez;

- Proporciona sensação de bem-estar.

-Diminui o risco de câncer de mama.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório