Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Orgasmo feminino: conheça 5 mitos e verdades

Conhecer o próprio corpo é um fator que influencia muito para alcançar o orgasmo

Orgasmo feminino: conheça 5 mitos e verdades
Notícias ao Minuto Brasil

16:05 - 29/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Clímax

O Dia Mundial do Orgasmo é comemorado neste domingo (31) e o tema ainda é permeado de muitos tabus e ideias erradas. Dentre a parcela feminina da população, cerca de 26% nunca teve um orgasmo, segundo dados do Programa de Estudos em Sexualidade da USP. Em comparação com os homens, o abismo é gigantesco: apenas 3% não consegue atingir o clímax. Por que tanta diferença?

Conhecer o próprio corpo é um fator que influencia muito para alcançar o orgasmo. Outras questões envolvem o estado mental, como estresse, nervosismo, fatores hormonais, etc. Para não restar mais dúvidas, a psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira, entrevistada pela revista Donna juntamente com a ginecologista e sexóloga Jaqueline Brendler, diretora da Associação Mundial de Saúde Sexual, revelam cinco dos maiores mitos e verdades em relação ao orgasmo feminino. Descubra!

1. É possível ter orgasmo sem penetração?

Verdade. Inclusive, a maioria das mulheres só consegue chegar ao orgasmo - ou conseguem mais facilmente - com penetração e estimulação do clitóris.

2. O parceiro é quem vai fazer a mulher chegar ao orgasmo?

Mito. Os parceiros ajudam mas a mulher é a protagonista e responsável pelo seu orgasmo. Para isso, é essencial se conhecer e a masturbação é uma das melhores maneiras de fazer isso.

3. Qualquer pessoa pode ter orgasmos múltiplos?

Verdade. E as mulheres são mais suscetíveis a orgasmos múltiplos do que os homens.

4. Se não sentir contrações, não teve orgasmo?

Mito. O orgasmo leva a contrações vaginais, mas nem todas sentem as contrações da mesma maneira. O maior indicativo de que houve orgasmo é a sensação de satisfação plena.

5. Existem pessoas que não tem orgasmos?

Verdade. Em raros casos, algumas pessoas não possuem terminações nervosas e, por isso, não conseguem ter orgasmos. Em pessoas que estão fisiologicamente aptas a terem orgasmos mas não conseguem, os motivos são em sua maioria por problemas na saúde mental ou física. Quadros de depressão, traumas de infância ou até o uso de calmantes, antidepressivos e álcool podem afetar a libido da mulher - todos tratáveis.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório