Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dez sinais de que está bebendo pouca água

Aprenda a ver quando o corpo precisa de hidratação

Dez sinais de que está bebendo pouca água
Notícias ao Minuto Brasil

05:30 - 16/08/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Hidratação

Beber água é fundamental para a vida. Porém, qual a quantidade ideal? O seu próprio corpo pode te dar a resposta. Isso porque ele tem diversas formas de avisar que você está bebendo pouca água.  

O site Terra fez uma lista dos dez principais sinais de que o corpo está desidratado. Veja: 

  1. Dor de cabeça. Mesmo que ligeira, a desidratação pode provocar dor de cabeça, devido a alterações na dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.
  2. Prisão de ventre. A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bílis, a sua falta torna a digestão mais lenta e pode ainda provocar acumulações no intestino grosso, dando origem à prisão de ventre.  
  3. Desidratação visível. Pele seca, áspera, envelhecimento precoce, boca e olhos secos, ou urina muito escura são sintomas visíveis de que precisa urgentemente de água.
  4. Dor nas articulações. A água está presente em um fluido encontrado nas articulações e funciona como um lubrificante. Com a desidratação sentimos dores e não aguentamos movimentos muito bruscos ou repetitivos.
  5. Imunidade debilitada. A falta de água diminui a resistência física, deixa as vias respiratórias secas e impossibilita a expulsão das impurezas do organismo, que acabam por o debilitar.
  6. Cansaço e mau humor. A água ajuda a manter a temperatura do corpo, na falta dela, a ação enzimática desacelera, provocando cansaço, desânimo e mau humor.
  7. Fome. Às vezes a fome fora de hora pode ser na verdade um sinal de desidratação.
  8. Inchaço. A retenção de líquidos, que normalmente é o que nos faz sentir inchados, é gerada pelo excesso de sódio e falta de água no organismo.
  9. Metabolismo lento. A desidratação faz com que o metabolismo trabalhe mais lentamente. Por isso, se está de dieta e mesmo assim demora a emagrecer, pode ser falta de água.
  10. Muita sede. A sede propriamente dita é, claro um sinal de que anda a beber pouca água.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório