Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça temperos alternativos ao sal

Ervas frescas e secas, pimentas e até frutas agregam sabor à carne

Conheça temperos alternativos ao sal
Notícias ao Minuto Brasil

17:50 - 23/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gastronomia

O sal é o tempero mais conhecido dos cozinheiros e a falta dele pode tornar um belo prato em uma comida insossa e sem graça, mas também é possível pecar pelo excesso de sal e tornar o prato intragável. Além disso, existem muitas pessoas que sofrem de condições médicas, como hipertensão, que devem fugir desse mineral, sob pena de sofrerem graves consequências na saúde.

A boa notícia é que o sal é apenas um dos temperos usados na culinária. Ervas frescas ou secas, pimenta, azeite, vinagre, bebidas e até frutas podem ser usadas para dar sabor ao alimento. O chimichurri, por exemplo, é um molho clássico de origem uruguaia e argentina que leva orégano, pimenta calabresa, alecrim, tomilho, salsinha, azeite e vinagre e, pasme, nenhum sal.

Nem sempre lembrado na hora de temperar a comida, o limão, por exemplo, é um grande aliado da gastronomia. “O limão é um clássico. E você pode usá-lo sozinho ou combiná-lo com frutas ou temperos ácidos como laranja e vinagre”, comenta o chef Paulo Machado, idealizador de um instituto de pesquisas gastronômicas que leva o seu nome, em Campo Grande (MS), de acordo com a Academia da Carne Friboi.

A Friboi lista uma série de temperos alternativos ao sal e suas respectivas combinações de carnes, segundo o chef Júnior Mondim. Conheça:

Carne assada: cebola, cebolinha, alho, cominho, cravo-da-Índia, canela, gengibre fresco, pimenta calabresa, salsa, mostarda em pó, tomilho.

Carne grelhada: coentro, pimenta calabresa, alecrim, folhas de louro.

Carne cozida: folhas de louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta preta, salsinha, tomilho, salsão, coentro.

Carne frita: noz-moscada, salsa, coentro, alho, cebola.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório