Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja como fazer contorno e iluminação na pele morena e negra

A maquiagem possibilita brincar com os traços naturais e criar impressões diferentes

Veja como fazer contorno e iluminação 
na pele morena e negra
Notícias ao Minuto Brasil

20:25 - 23/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maquiagem

Um dos grandes pedidos nos estúdios de maquiagem é o amado combo contorno e iluminação. As brasileiras amam definição na make e o toque de glow à lá Gisele Bündchen é realmente de encantar.

A maquiagem possibilita brincar com os traços naturais e criar impressões diferentes. Uma bochecha que é mais saliente pode tornar-se um pouco mais profunda com um toque de contorno. Um queixo que é mais retraído pode conquistar a expansão com uma pincelada de iluminação, tudo no ponto certo e buscando a harmonização. Com a pele negra e morena não é diferente, mas há cuidados que merecem um pouco de atenção.

“Todas as técnicas de contorno e iluminação são aplicáveis à pele morena e negra, obviamente, mas existe um cuidado especial no tom dos produtos que devem ser usados. Uma cor errada pode acabar com a beleza da pele negra” alerta a maquiadora Renata Almeida.

A escolha do tom

Geralmente, o produto para contorno é de dois a três tons mais escuros que a pele, pois assim vai criar uma ligeira sensação de profundidade nos pontos estratégicos do rosto.

Para a iluminação, pode-se usar um tom mais claro de base ou corretivo, criando ponto de luz sem brilho, o que fica mais natural. O brilho do iluminador pode ser usado, mas com parcimônia e em locais certos, como o alto da maçã do rosto, sempre buscando tons aquecidos como o dourado.

Os pontos perfeitos para criar o contorno vão depender do formato de rosto de cada mulher, pois varia a necessidade de profundidade e ampliação. A professora e maquiadora Renata Almeida exemplificou os quatro formatos mais comuns e qual a melhor maneira de criar o contour.

Arredondado: contornar as laterais da testa e do maxilar puxando suavemente para o osso zigomático (ele é o coringa do afinamento das maçãs). Ilumine o centro da testa e a ponta do queixo.

Oval: o rosto oval é o que mais se aproxima da simetria considerada ideal pelos visagistas, logo a necessidade de contorno é muito pequena. Para realçar esse formato, faça o contorno na região do osso zigomático, somente para criar aquela profundidade digna de top model e ilumine o centro da testa, queixo e acima das maçãs.

Longo: o rosto alongado necessita de um encurtamento e os pontos principais é o topo da testa (raiz do cabelo central) e a ponta do maxilar e queixo. Ilumine na região abaixo das olheiras para criar um ponto de luz estratégico.

Quadrado: esse formato de rosto tem dimensões bem proeminentes e destacadas. Para o contorno ideal é necessário escurecer as laterais da testa até as têmporas e as do maxilar, criando uma sensação mais ovalada. Iluminar o eixo do rosto (centro da testa e a ponta do queixo) é certeiro para essa silhueta.

Bônus

• O indicado para quem tem o septo nasal mais avantajado é escurecer essa região delicadamente para não sobrecarregar o visual.

• Esfumar é um dos passos mais importantes para uma maquiagem perfeita. Esfume o contorno até sumir o traço, deixando somente a impressão de profundidade.

• Não tem uma paleta específica para contorno e iluminação? Use as sombras marrons (sem brilho) para contornar e as claras para iluminar.

• O pincel chanfrado é o mais indicado, pois se molda perfeitamente ao formato do rosto.

Leia mais: 20 maquiagens para pele negra

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório