Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 fatos sobre o TOC que você não sabia

Quem sofre de um transtorno obsessivo compulsivo pode ter muito mais do que uma obsessão com a limpeza e a organização

4 fatos sobre o TOC que você não sabia
Notícias ao Minuto Brasil

15:53 - 24/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Obsessão

O Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é um transtorno mental que afeta todos os aspectos da vida de quem sofre da condição. Especialistas revelam que as obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência provocando uma acentuada ansiedade ou desconforto e obrigam o indivíduo a executar rituais ou compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões, com a intenção de afastar ameaças (a contaminação, por exemplo), prevenir possíveis falhas ou simplesmente aliviar um desconforto físico".

A revista Galileu destaca quatro fatos sobre o TOC que provavelmente desconhecia.

1. Ter pensamentos estranhos e desconfortáveis - que podem até fazer os acometidos pelo distúrbio desejarem mal às outras pessoas, apenas porque se preocupam demais com tudo.

2. Ter medo que as pessoas amadas morram - pode afetar todo mundo, mas quem sofre de TOC tem um medo paralisante de que isso aconteça e que pode acabar em obsessão.

3. Sentir que nunca nada está suficientemente limpo - é um dos sintomas mais conhecidos do transtorno. Mas o TOC pode ultrapassar a limpeza da casa, levando as pessoas a lavar compulsivamente as mãos até se machucarem, por exemplo.

4. Acreditar que nunca vai melhorar - e, pior ainda, acreditar que a obsessão não é uma doença mas simplesmente um ‘castigo’, por exemplo, por ser uma pessoa má.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório