Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tratamento tardio do dente do siso pode levar ao óbito

Devido ao possível fato do dente estar comprometido, com cárie ou doença gengival, a área torna-se suscetível a várias infecções pós-operatórias tardias

Tratamento tardio do dente do siso pode levar ao óbito
Notícias ao Minuto Brasil

16:17 - 26/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dentição

Os dentes do siso ou dentes do juízo, como são popularmente chamados, são os terceiros molares na linguagem usada pelos dentistas, e na maioria das vezes têm indicação para extração. A remoção na idade adulta pode ter implicações na saúde geral, afetando a estrutura bucal e o organismo.

Devido ao possível fato do dente estar comprometido, com cárie ou doença gengival, a área (ferida cirúrgica) torna-se suscetível a várias infecções pós-operatórias tardias.

“Grande parte dos pacientes acima de 60 ou 70 anos, muitas vezes chegam ao consultório sem saber que possuem os terceiros molares e, por isso, é bastante comum ocorrer degeneração intraóssea e formação de pequenos focos de infecção, que podem comprometer a saúde de forma grave” afirma o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. José Flávio Torezan.

Em 2005, um estudo nos Estados Unidos e Inglaterra mostrou que a presença de focos infecciosos na boca e ossos maxilares estava diretamente relacionada ao aumento da incidência de infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Desta maneira, tornou-se comum por parte dos cardiologistas indicarem, para seus pacientes a ida com maior frequência a consultórios de cirurgiões dentistas, para que excluíssem pequenos focos inflamatórios ou infecciosos.

Normalmente os problemas bucais são constatados nos dentes do siso inflamados ou com comprometimento pelo acúmulo de placa bacteriana, o que pode acarretar uma infecção generalizada, ou implicações maiores relacionadas às doenças do coração ou derrames. Assim, os cirurgiões dentistas indicam a extração dos terceiros molares, quando comprovada a necessidade do procedimento.

“Esses dentes devem permanecer na boca apenas quando o paciente tiver espaço nas arcadas maxilares e boa higienização. Caso contrário, haverá acúmulo de bactérias que poderá levar a perda inclusive de outros dentes ao lado dos sisos, comprometendo a mordida do paciente (oclusão dentária) e até a estética facial”, conclui Dr. Torezan.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório