Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja as 9 atitudes que mais atrapalham a promoção

Muitas das decisões nas empresas não são pautadas por meritocracia, por isso é bom ter atenção ao comportamento

Veja as 9 atitudes que mais atrapalham a promoção
Notícias ao Minuto Brasil

14:52 - 01/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Profissionais

Ganhar a tão sonhada promoção e subir na carreira é o objetivo de todos os funcionários. Ser chefe ou, pelo menos, receber reconhecimento pelo esforço melhora a satisfação profissional e pessoal. Mas, apesar dos esforços, nem sempre a promoção chega.

“Muitas das decisões nas empresas não são pautadas por meritocracia nem resultados, por isso bater as metas não significa automaticamente ser promovido. Além de cuidar das habilidades técnicas, é preciso dar atenção ao comportamento, porque isso pode te derrubar”, diz a mestre em administração Daniela do Lago, professora de cursos de MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Veja abaixo uma lista feita pelo UOL de atitudes que fazem com que o chefe opte por outra pessoa na hora de escolher alguém para o cargo de chefia ou aumento de salário.

1. Restringir-se somente ao seu departamento

"Ter referências positivas de outras áreas conta muito. Envolva-se em reuniões, projetos, comissões, faça o seu trabalho ser reconhecido", afirma a professora Renata Magliocca, do Progep (Programa de Estudos em Gestão de Pessoas) da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo).

2. Fazer só o básico

Fazer bem aquilo que você é pago para fazer pode lhe render uma promoção.

3. Não se atualizar

Aperfeiçoamento indica interesse e dá um grande impulso para a promoção.

4. Fofocar

Evite ouvir e se envolver em fofocas sempre que possível. "Quanto mais alto o cargo, mais exposto o funcionário estará. Se ele tiver a postura de fofocar, como reagirá se receber uma informação sigilosa?", questiona Renata.

5. Seguir o lema "não sou pago para isso"

Não se propor para fazer algo novo, para o qual não tenha sido contratado, agrega muitos pontos negativos na hora da promoção.

6. Achar que não tem mais o que aprender na função

Essa dica vale principalmente para as pessoas que estão há muito tempo na função e que acham que não têm mais nada a aprender e que não comete falhas.

7. Reclamar demais

Reclamar e não fazer nada para resolver o problema contamina a equipe e afasta a chance de ganhar uma promoção.

8. Fazer parte de "panelas" com colegas

"Não precisa gostar de todo mundo do trabalho, mas fazer parte de uma panelinha e ficar conhecido por levantar bandeiras contra alguém que não tem nada a ver com você, apenas para comprar a briga de outro amigo, é um problema aos olhos do gestor", declara a mestre em administração Daniela do Lago, professora de cursos de MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

9. Não saber dizer "não"

Ficar sobrecarregado não é garantia de promoção, por isso saiba dizer não. "Se você fala 'sim' para tudo, uma hora não consegue cumprir e entregar o que é proposto. É melhor ter a imagem de que cumpre o que diz", diz Daniela.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório