Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

80% dieta e 20% exercício: seria este o segredo para emagrecer?

Há quem diga que basta cortar o consumo de calorias e há quem defenda que o treino é o que conta, independentemente do que se come

80% dieta e 20% exercício: seria este o segredo para emagrecer?
Notícias ao Minuto Brasil

13:36 - 03/09/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Na hora de perder aqueles quilos a mais que continuam a aparecer na balança, são muitas as dúvidas que surgem: fazer ou não fazer dieta, ir ou não ir para um ginásio?

Se para umas pessoas o segredo está na alimentação e no corte das calorias ingeridas diariamente, para outras nada melhor do que uma rotina de treino para baixar uns números na balança e outros tantos no tamanho da roupa. Mas, e se o segredo estiver na conjugação de ambos?

Isso é o que a medicina e a nutrição defendem, mas a equação está longe de ser 50-50. Segundo o site da revista norte-americana Women’s Health, o segredo para a perda de peso está na conjugação de 80% de dieta e 20% de exercício físico. E a justificativa é simples.

Em primeiro lugar, é mais fácil cortar diariamente uma quantidade elevada de calorias do que perdê-las todos os dias com o exercício físico, por isso é que se atribui à alimentação 80% do esforço para a perda de peso. Façamos a conta a uma perda calórica de 3,750 calorias durante a semana de trabalho – o fim de semana é de descanso, mas com os devidos cuidados alimentares.

A título de exemplo, como mostra a revista, cortar 600 calorias por dia de segunda a sexta-feira equivale a menos 3.000 calorias no total. E essas 600 calorias são facilmente aniquiladas com a exclusão de alimentos processados, fritos e repletos de açúcar. Estes são os 80% a ter em mente.

Vejamos agora os restantes 20%. Se, às 3.000 calorias perdidas (80%) juntar três dias de exercício suave por semana, com um gasto de 250 calorias em cada, tem-se 750 calorias (20%) para somar ao gasto calórico conseguido com a dieta.

Além disso, é sabido que o exercício físico de pouco ou nada vale quando a alimentação não é cuidada e quando continuam a ser ingeridos diariamente alimentos que não só fazem aumentar os níveis de gordura como acabam mesmo por tirar saúde.

A alimentação – sempre com exercício físico, seja mais ou menos moderado, dependendo da capacidade de cada um – é sempre o pilar do emagrecimento, até porque existem alimentos com baixo teor de calorias, com calorias negativas e altamente nutritivos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório