Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fãs de corrida: as melhores dicas para evitar lesões

As lesões associadas à corrida são comuns, mas podem ser evitadas com alguns hábitos e truques diários

Fãs de corrida: as melhores dicas para evitar lesões
Notícias ao Minuto Brasil

19:44 - 04/09/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Especialista

Quem corre por gosto não se cansa… mas pode se lesionar. Descuidar de alguns cuidados básicos e não ouvir os sinais de limite que o corpo dá são dois erros comuns entre os corredores e duas situações que mais aumentam o risco de lesão.

Embora os cuidados devam acontecer em todas as modalidades e tipo de treino, como indica a Universidade de Harvard, é nos corredores que as atenções estão concentradas, uma vez que o número de pessoas que adere ao 'running' não para de crescer.

Segundo a revista norte-americana Runner’s World, existem cinco truque bastante eficazes na hora de prevenir lesões associadas à corrida, sendo os pés e os joelhos as zonas do corpo que mais sofrem com o impacto e repetição do exercício.

Stephen Pribut, podologista esportivo, diz que as pessoas que correm devem evitar ao máximo usar sandálias e chinelos de dedo durante o verão, uma vez que são dois tipos de calçados que não oferecem qualquer apoio e suporte ao pé, deixando o corredor à mercê de possíveis lesões, especialmente a tendinite no tendão de Aquiles. Os chilenos e as sandálias que suportem o peito do pé são a opção a ter em conta.

Ter sempre um segundo par de tênis é uma das regras ‘obrigatórias’ entre os runners, uma vez que o desgaste do calçado pode ser um dos responsáveis pelas lesões. Além disso, os tênis de corrida devem respeitar ao máximo o tipo de passada do corredor sendo, por isso, fundamental procurar um especialista e apostar num modelo correto.

A ingestão de ferro também deve ser reforçada, uma vez que este mineral é o principal responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos, como explica Connie Diekman, docente da Universidade de Washington. À publicação, o especialista diz que a dose diária recomendada deve ter por base o aconselhamento de um médico, mas a média é de 18 miligramas por dia para as mulheres e oito miligramas por dia para os homens, como se lê na revista.

Seja verão ou inverno, o consumo de água antes, durante e após a corrida é também essencial, uma vez que a desidratação pode comprometer o bom funcionamento do organismo, o que aumenta o risco de lesões ou fadiga.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório