Sabia que já existiu um rio de chocolate? Ou que as bolachas com pepitas de chocolate surgiram por acidente?
PUB
Para marcar o Dia Internacional do Chocolate, comemorado neste dia 13 de setembro, conheça dez fatos estranhos sobre este alimento que o Telegraph reuniu:
1. Já existiu um rio de chocolate. Em 1971, o famoso rio de chocolate de Augustus Gloop, no filme original 'A Fantástica Fábrica de Chocolate’ foi feito com 15 mil litros de água misturadas com chocolate e natas. Mas com tantas natas o rio acabou estragando tão rapidamente que deixou um cheiro horrível.
2. O chocolate já foi usado como dinheiro. No tempo dos povos Maias, os grãos de cacau eram usados como moeda de troca uma vez que se considerava que valiam mais do que ouro em pó. E como o cultivo de cacau era limitado, o valor deste produto enquanto dinheiro nunca descia.
3. O chocolate branco não é chocolate verdadeiro. Para ser considerado chocolate, a versão branca teria que ter cacau sólido, mas o chocolate branco contém apenas manteiga de cacau.
4. Os europeus adoram chocolate. De acordo com os dados da International Cocoa Organization, os europeus são responsáveis por cerca de metade do consumo mundial de chocolate.
5. A empresa Thorntons criou o maior tablete de chocolate do mundo. A marca britânica de chocolates fez uma barra de chocolate de 5.792,5 kg para celebrar seu aniversário de 100 anos.
6. As bolachas com pepitas de chocolate surgiram por acidente. Em 1930, Ruth Wakefield percebeu que estava sem chocolate em pó e decidiu adicionar pedacinhos de um tablete de chocolate à sua massa de bolachas, à espera que o chocolate se misturasse com a massa e criasse cookies de chocolate. Em vez disso, criou as primeiras bolachas com pepitas de chocolate. Ela mais tarde vendeu a ideia à Nestlé em troca do fornecimento vitalício de chocolate.
7. Já existiram batatas fritas cobertas de chocolate. Foi a marca Lay’s que as criou, mas só estiveram à venda durante um período limitado de tempo.
8. É possível morrer de overdose de chocolate. O chocolate contém altos níveis de um poderoso estimulante chamado "teobromina". O envenenamento por teobromina pode causar insuficiência cardíaca, convulsões, dano renal agudo e desidratação. Mas para isso acontecer seria necessário ingerir quase 40 barras de chocolate.
9. O seu chocolate provavelmente contém partes de insetos. Em média uma barra de chocolate contém oito partes de insetos, mas é segura para consumo.
10. O mundo ama Toblerones. Como destaca o Telegraph, são comidos tantos Toblerones por ano que se formássemos uma linha reta, esta atingiria 62 mil km, maior do que a circunferência da Terra.