Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hormônio do amor aumenta espiritualidade das pessoas

Estudo mostra que amor e espiritualidade podem andar de mão dada

Hormônio do amor aumenta espiritualidade das pessoas
Notícias ao Minuto Brasil

18:40 - 23/09/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Estudo

Um recente estudo da Universidade de Duke vem dar mais um passo nas investigações científicas acerca da espiritualidade ao revelar que o hormônio do amor pode estar por trás desta sensação de ligação com o ‘eu’ interior.

Conta o site LiveScience que os investigadores norte-americanos concluíram que a oxitocina não está apenas relacionada com o amor e os sentimentos positivos que tem a ver com terceiros, mas também com a espiritualidade.

Para a investigação participaram 83 homens com idades compreendias entre os 35 e os 64 anos. Aleatoriamente, os voluntários foram convidados a usar um spray nasal com este hormônio e outro com placebo (pertencendo estes ao grupo de controle) e a responder a questionários sobre os seus sentimentos e sensação de espiritualidade. Salienta-se que nem os participantes nem os investigadores sabiam quem estava sob o efeito do hormônio do amor ou não.

A principal conclusão do estudo - publicado na Social Cognitive and Affective Neuroscience - indica que os homens que tomaram oxitocina estavam mais espirituais no momento do questionário e também uma semana depois do teste, algo que não foi notório com os participantes que pertenceram ao grupo de controle.

Segundo o LiveScience, os investigadores conseguiram notar maiores níveis de espiritualidade entre os participantes que receberam o hormônio via nasal uma vez que concordaram mais vezes com frases como “sei que existe um sentido de vida mais amplo” e “toda a vida está interligada”.

Contudo, os investigadores salientam que a oxitocina não deve, por agora, ser chamada de hormônio da espiritualidade, uma vez que esta sensação pode depender de muitos outros fatores, incluindo a educação e as experiências vividas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório