Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Use óleo essencial na limpeza de 6 maneiras diferentes

Veja como usar os óleos essenciais a seu favor, de uma maneira ecológica

Use óleo essencial na limpeza 
de 6 maneiras diferentes
Notícias ao Minuto Brasil

21:12 - 01/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Higiene

Os óleos essenciais são muito utilizados na aromaterapia, uma prática milenar que usa os cheiros para proporcionar benefícios ao corpo humano. A variedade de óleos disponíveis no mercado é extensa, e cada um possui um fim específico.

Além de serem usados no tratamento fitoterápico, os óleos têm ainda outro uso: limpeza do ambiente. O site Casa Claudia listou seis maneiras de usar estes produtos na limpeza da casa, de uma maneira ecológica e muito natural. Confira:

1. Desinfetar com lavanda

A lavanda possui propriedades antibacterianas, por isso, da cozinha ao banheiro, é possível usar este óleo essencial para desinfetar todas as superfícies propensas a acumular bactérias, além, é claro, de deixar o delicioso aroma da flor. Para fazer o desinfetante, basta usar um frasco spray, água e óleo. Encha o frasco com água e adicione 10 gotas de lavanda; agite o frasco e borrife nos locais a serem desinfetados.

2. Desengordure com limão

Óleo essencial de limão é um excelente desengordurante natural e pode ser usados em panelas e no fogão. Para fazer seu desengordurante, basta misturar um copo de água, uma xícara de vinagre e 10 gotas do óleo essencial. Coloque o líquido num frasco com spray e borrife onde quiser. Para um efeito potencializado, misture bicarbonato e, por cima, a mistura.

3. Eliminar baratas com hortelã-pimenta

Todo mundo detesta baratas, mas dedetizar não é a maneira mais saudável e ecológica de eliminar as intrusas. Para isso, faça uma mistura de duas partes de água, uma de vinagre e 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Esta mistura funciona como um inseticida natural e pode ser usada na casa toda.

4. Limpar o chuveiro com óleo de melaleuca

Para limpar o chuveiro de forma ecológica, misture duas xícaras de vinagre branco, duas colheres de chá de sabão líquido e 20 gotas de óleo essencial de meleleuca. Borrifando essa mistura todos os dias no chuveiro após o banho, o mofo não irá proliferar.

5. Limpar escovas com eucalipto

As escovas de cabelo devem ser limpas constantemente, pois acumulam muita sujeira. Para limpá-las sem estragar o cabelo, misture um copo e meio de água, meio copo de vinagre e 20 gotas de óleo de eucalipto, lavanda ou meleleuca. Deixe pentes e escovas de molho na mistura por 20 minutos e depois seque ao ar livre.

6. Remova chiclete com laranja

Para retirar os chicletes quando grudam, basta pingar umas gotas de óleo de laranja em algodão e passar na área. Lave a roupa/chão logo em seguida, para não manchar.

Leia também: Conheça os benefícios de 11 óleos essenciais

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório