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Apenas 3% das bonecas vendidas são negras, aponta levantamento

Estudo realizado pela ONG que promove a campanha 'Cadê nossa Boneca' monitorou fabricantes de brinquedos e lojas virtuais do País

Apenas 3% das bonecas vendidas
são negras, aponta levantamento
Notícias ao Minuto Brasil

11:59 - 05/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Representatividade

O Dia das Crianças está chegando e a procura por presentes para os pequenos já começa a se intensificar. Entretanto, de acordo com um estudo promovido pela ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA), que promove a campanha “Cadê Nossa Boneca?”, com o objetivo de conscientizar a sociedade e a indústria de brinquedos para a importância da representavidade na infância, de um total de 1.945 modelos de bonecas encontradas nos sites dos maiores fabricantes de briquedos do Brasil, apenas 131 são negras.

A pesquisa analisou a presença de bonecas negras no comércio online brasileiro. Dividida em duas etapas, o estudo se baseou, primeiro, na consulta de 31 principais empresas fabricantes do setor. Dessas, apenas 16 possuem bonecas negras no seu portfólio, e dos que fabricam bonecas negras, a proporção em relação a bonecas brancas é bem reduzida. O fabricante com maior número de bonecas negras foi o Milk, que apresenta em seu site 72 modelos, entre 475 que fabrica. Já os que registram maiores porcentagens foram Miele, com 25% dos modelos em bonecas negra, seguido por Sideral, com 23%, e Milk, com 15%.

A segunda etapa do estudo consistiu em levantar, dentre os principais revendedores online de brinquedos, a quantidade de bonecas negras disponíveis para compra. Foram analisados três sites de e-commerce: Americanas.com, Walmart.com e Ri Happy; e a proporção tende a ser ainda menor. Em média, não mais que 3% das bonecas disponíveis para compra são negras. A pior situação foi identificada no site das Americanas.com, em que do total de 3.030 bonecas à venda apenas 18 eram negras, representando apenas 0,6%. No site da Ri Happy, das 632 bonecas comercializadas online, apenas 17 modelos eram de negras, enquanto no e-commerce do Walmart a proporção era de apenas 20 entre 835 do total.

”Moramos em um país em que, segundo dados do IBGE, negros e pardos representam 53,6% da população brasileira. Ainda assim, nota-se a grande prevalência de bonecas brancas nos portfólios dos fabricantes. Em média, a proporção das mesmas em relação às bonecas negras é de 95%”, analisa Ana Marcilio, coordenadora da campanha e de projetos da Avante.

Ainda segundo a coordenadora, o estudo traz um importante alerta para toda a sociedade. Com a aproximação do dia das crianças, em que a compra de brinquedos tende a aumentar, as lojas não estão preparadas para oferecer produtos que representem as crianças brasileiras. ”A representatividade na infância, é algo muito importante para a formação da criança”, comenta Ana.

Leia também: Marca cria bonecas negras e faz sucesso na internet

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