Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

No futuro, Brasil pode ter maior número de crianças obesas do mundo

Falta de atividade física associada à má alimentação é uma combinação muito perigosa

No futuro, Brasil pode ter maior número 
de crianças obesas do mundo
Notícias ao Minuto Brasil

19:45 - 07/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Obesidade

Os números assustam: uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso; A combinação de videogame, falta de atividade física e má alimentação está formando uma geração obesa que será afetada por doenças antes conhecidas apenas na vida adulta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões.

Falta de atividade física associada à má alimentação é uma combinação muito perigosa. Muitas vezes os próprios pais são os culpados, já que muitas vezes é mais fácil e prático optar por alimentos prontos ou fast food.

A obesidade, que já é considerada uma epidemia, altera totalmente o funcionamento do corpo. Problemas que costumam afetar apenas adultos passam a ser detectados em crianças e adolescentes, como hipertensão, colesterol alterado, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico, enxaqueca e dores de cabeça, miopia transitória, problemas cardiovasculares e o desenvolvimento do câncer.

Atividade física

O sedentarismo é a principal causa da obesidade na infância, e por isso a criança precisa ser inserida ao mundo da atividade física desde bebê. Os pequenos têm o metabolismo acelerado e muita energia para gastar. É importante que os pais incentivem os filhos a praticar esportes e a criança tem que experimentar algumas atividades até escolher a sua preferida.

"Desta maneira, o interesse em praticar a atividade será algo prazeroso, e não uma obrigação. Nem sempre a modalidade que os pais gostam ou desejam que o filho faça coincide com a preferência deles. Atividade física é a melhor prevenção contra a obesidade e, se realizada com prazer e sem cobrança, ajuda a potencializar os resultados", afirma Adriana Souza, coordenadora da Escola de Esportes, unidade Eldorado.

Os hábitos familiares servem de referência para as crianças. Os pais são exemplos para os filhos em todas as etapas da vida - principalmente na infância. Segundo a educadora física, há maneiras simples de praticar atividade física em família, como brincar, levar o cachorro para passear, pular amarelinha e jogar futebol. "É importante estimular a criança a praticar brincadeiras e atividades mais ativas. Crianças que passam muito tempo no celular, computador e videogame acabam perdendo o interesse por outras atividades, além de deixar de brincar, interagir e criar novas brincadeiras com outras crianças."

Alimentação saudável

A vida moderna tem milhares de facilidades, entre elas a comida congelada, prática, fica pronta em minutos sem trabalho algum e com preço acessível. Mas produtos industrializados tem altíssimo teor de sódio, excesso de açúcar e gordura trans. As famílias estão deixando de lado o costume de preparar sua própria alimentação. E esquecem a importância de escolher os melhores alimentos, de checar os rótulos para identificar o que estão consumindo.

"Muitas crianças querem produtos que viram nos comerciais de TV, por terem embalagens coloridas e chamativas associadas a personagens famosos ou por atrativos como brindes e jogos. Devemos priorizar os alimentos frescos", afirma a nutricionista infantil Flávia Monzillo.

Leia também: Aprenda a melhor forma de prevenir a obesidade infantil

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório