Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dieta mediterrânea pode aliviar sintomas da artrite, diz estudo

A pesquisa concluiu que as 99 pessoas com osteoartrite, que adotaram os princípios básicos da dieta mediterrânea sentiram alívios claros dos sintomas

Dieta mediterrânea pode aliviar
sintomas da artrite, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

08:53 - 12/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial

Além de ser saudável e saboroso, comer frutas, vegetais, sementes e peixe gordo também ajuda a 'soltar' as articulações e, consequentemente, ajudar as pessoas que sofrem com os sintomas da artrite, como dores e rigidez nas articulações. 

Um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, e publicado na revista científica Journal of Nutrition, Health and Aging, aponta que a alimentação pode ajudar a reduzir as dores que as pessoas sofrem desta doença têm de tolerar diariamente. Segundo a pesquisa, o marcador de inflamação na cartilagem caiu em 47% e a deterioração da cartilagem caiu 8% nos pacientes que seguiram a dieta mediterrânea.

A pesquisa concluiu que as 99 pessoas com osteoartrite, que adotaram os princípios básicos da dieta mediterrânea - grandes quantidades de frutas, vegetais, grãos integrais, oleaginosas e azeite, pouca carne vermelha e quantidades moderadas de laticínios, peixes, aves e vinho – sentiram alívios claros dos sintomas.

O Dr. Lex Mauger, lider do estudo, destaca: “A osteoartrite é uma doença crônica, o tratamento é principalmente para gerir os sintomas e este estudo mostra que uma alimentação saudável pode ajudar se fizer parte dessa estratégia de tratamento.”

O estudo aponta ainda que aderir a uma dieta mediterrânea “pode mudar o comportamento alimentar e resultar num número de mudanças psicológicas benéficas, relevantes para a osteoartrite, num período de tempo relativamente curto.”

Leia também: Dieta mediterrânea pode prevenir reincidência do câncer de mama

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório