Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Os 9 erros mais comuns ao preparar o bife

Saiba o que você deve fazer para garantir que vai comer um bife divinal

Os 9 erros mais comuns ao preparar o bife
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 19/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gastronomia

Se você aprecia carne vermelha certamente considera o bife suculento como um dos alimentos mais saborosos. Apesar de parecer um prato simples, há alguns segredos para conseguir um prato delicioso.

Desde a geladeira até o prato, Billy Oliva, chef da casa de steaks mais antiga de Wall Street, Delmonico’s, aberta em 1837, revelou ao Business Insider os nove erros mais comuns que os amadores cometem quando tentam preparar o bife:

1. Cozinhar um bife frio, que acabou de sair da geladeira. Billy revela que no restaurante só se fazem os bifes que estão em temperatura ambiente, para conseguir que eles cozam de forma mais homogênea. Se a carne estiver muito fria, as extremidades vão ficar queimadas e o meio vai ficar mais mal passado do que se quer.

2. Colocar o bife na panela, frigideira ou grelha que ainda não está muito quente. Se não deixar a panela ficar bem quente, não conseguirá que o bife fique caramelizado e acabará com um bife ‘cozido’.

3. Ter medo de temperar a carne. Billy destaca que o bife deve ser temperado de ambos os lados com sal e uma mistura de pimentas.

4. Deixar o bife no fogo durante muito tempo. Ao grelhar um bife, caramelize-o rapidamente e mova-o para o lado - a menos que queira um pedaço de carne carbonizada – ou para o forno.

5. Espetar o bife com um garfo para ver se está pronto. Assim que se espeta o bife, a carne vai liberar todo o suco, e consequentemente o sabor que estava na carne. Use essa técnica somente nos bolos.

6. Virar o bife várias vezes. A ideia é ‘queimar’ (ou selar) a parte exterior do bife e deixar todo o sabor no interior, por isso deve colocá-lo de um lado, deixar caramelizar e virar apenas uma vez para fazer o mesmo do outro lado. Virar o bife a cada dois minutos afasta-o da superfície quente, acabando por estragar a carne.

7. Pressionar a carne contra a panela. Pressionar a carne é quase tão ruim quanto espetá-la com o garfo, pois quanto mais se pressiona, mais gordura – que significa sabor – será perdida.

8. Servir o bife que acabou de ser feito. Depois de fazer a carne, deve deixá-la repousar, durante alguns minutos, para que os sucos se concentrem no centro do bife.

9. Esquecer de temperar antes de servir. Grande parte do tempero perde-se durante o processo de preparação da carne, por isso deve colocar mais uma pitada de sal e pimenta antes de servir.

Leia também: Simples e fácil, aprenda a fazer um delicioso camarão empanado

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório