Desidratação pode levar a problemas cardíacos

Entre os outros sintomas da falta de hidratação do corpo estão boca seca, muita sede, prisão de ventre, tontura, dor de cabeça e diminuição da produção de urina

© iStock
Lifestyle FALTA DE ÁGUA 18:43 - 19/10/16 POR Notícias Ao Minuto

A estação mais quente do ano ainda não chegou, mas as altas temperaturas já começaram a aparecer. E nessa fase também surge a necessidade de manter novos cuidados com a saúde, como dobrar a atenção na hora de praticar exercícios físicos e se manter hidratado, principalmente para manter a saúde do coração.

PUB

Isso porque a prática de exercícios físicos nos dias mais quentes faz com o que o corpo perca mais líquidos, levando a uma possível desidratação quando não há reposição suficiente desses líquidos, acarretando em outros problemas ao corpo como tonturas, mal-estar e até problemas no sistema cardiovascular. Segundo o coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Elcio Pires Junior, quando o corpo está com uma desidratação superior a 2%, o sistema cardiovascular começa a apresentar alguns problemas, como o aumento do número de batimentos cardíacos, conhecido como taquicardia, e estresse sobre o coração.

“Com a desidratação, o corpo perde mais energia e entra em estado de fadiga, o que pode levar também a um desequilíbrio dos níveis da pressão sanguínea. Além disso, o problema também pode contribuir para que o sangue fique mais ‘grosso’, levando até mesmo a um infarto”, comenta o especialista. Mesmo quando os exercícios físicos são realizados em horários em que a temperatura não está tão elevada, é importante ficar atento à algumas dicas. “Após uma hora de exercício físico, é importante repor os líquidos perdidos. Sucos e bebidas isotônicas são algumas das opções para manter o corpo hidratado durante o esporte”, destaca o especialista.

Leia também: Dieta sem glúten também apresenta riscos para a saúde; saiba mais

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X