5 dicas para incluir mais fibra na dieta

A ingestão de fibra é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para conseguir um trânsito intestinal regulado

Lifestyle NUTRIÇÃO 13:20 - 19/10/16 POR Notícias Ao Minuto

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1 – Comer mais abacate - Uma unidade média oferece cerca de 10 gramas de fibra. © Pixabay

2 – Apostar nos batidos de proteína - Desde que sejam incluídos alguns vegetais na mistura. © DR

3 – Não esquecer as sementes de chia - Elas podem ser adicionadas no iogurte ou na sopa. © Pixabay

4 – Trocar a massa tradicional pela massa shirataki - Uma versão quase isenta de calorias e rica em fibra. © iStock

5 – Confecionar em casa barras energéticas - Com aveia, óleo de coco, frutos secos e linhaça. © DR

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A fibra alimentar está presente nos alimentos de origem vegetal e não podem ser digeridas pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal e, por isso, não são absorvidas.

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Dentro do leque de fibras, existem dois tipos que são importantes conhecer e saber distinguir: a fibra solúvel e a fibra insolúvel. Ambas são importantes e devem ser incluídas diariamente na alimentação.

O corpo dá sinais claros de quando a quantidade de fibra ingerida é menor do que a necessária, mas também de quando o consumo é excessivo. O equilíbrio é a palavra de ordem, sendo que a dose diária recomendada ronda as 25 gramas.

Se acha que necessita reforçar a quantidade de fibra, o melhor é apostar em alimentos no seu estado natural. Segundo a Prevention, estas são as melhores opções, que podem ser conferidas na galeria acima:

 

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