Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ácido graxo ômega 3 pode melhorar fertilidade, diz estudo

O impacto desta gordura mostrou-se positivo, uma vez que indica uma maior capacidade de maturação dos ovos e, por consequência, de gravidez

Ácido graxo ômega 3 pode melhorar 
fertilidade, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

14:12 - 19/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle GORDURA DO BEM

Salmão, sardinha, linhaça, nozes, chia, cânhamo, couve-de-Bruxelas, couve-flor, azeite, tofu, espirulina, abacate, feijão. Não faltam exemplos de alimentos de origem vegetal e animal ricos em ácidos graxos ômega 3, uma gordura saudável e essencial para o bom funcionamento do organismo.

Recomenda-se o consumo de alimentos ricos em ômega 3 para melhorar as funções cognitivas ou cardiovasculares, mas sabe-se agora que pode também ser uma forma de aumentar os níveis de fertilidade das mulheres.

De acordo com um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, este tipo de gordura aumenta a probabilidade da mulher conseguir engravidar. A pesquisa, divulgada pela Time e apresentada na reunião anual da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, teve por base experiências feitas em ratos do sexo feminino criados em laboratório para terem bons níveis de ácidos graxos ômega 3 nos seus tecidos.

Os ratos que apresentaram maiores níveis deste tipo de gordura foram os que tiveram mais percursores de células de ovos do que aqueles que serviram de grupo de controle (e que não tinham os níveis de ômega 3 alterados por excesso). Para os cientistas, o impacto desta gordura mostrou-se positivo, uma vez que indica uma maior capacidade de maturação dos ovos (que são melhor qualidade graças a este tipo de ácido graxo) e, por consequência, de gravidez.

Embora os resultados do estudo se mostrem promissores, os próprios pesquisadores defendem uma análise mais profunda em humanos, pois só assim se saberá se os suplementos de ácidos graxos ômega 3 podem ser aliados no combate à infertilidade.

Leia também: Estresse dos parceiros pode influenciar ganho de peso das mulheres

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório