Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Preferências alimentares que os atletas precisam fazer; conheça!

É preciso respeitar a complexidade do organismo humano e, principalmente, a individualidade biológica

Preferências alimentares que os atletas 
precisam fazer; conheça!
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 20/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cardápio

Vários estudos e pesquisas têm confirmado o que todos sabemos: a prática regular de exercícios físicos só traz benefícios para o organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalece os ossos e articulações, colabora para a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, reduz a pressão arterial em repouso, melhora o diabetes e diminui o colesterol total, além de aumentar o HDL-colesterol bom. Com isso, previne e controla uma série de doenças, reduzindo a mortalidade associada a elas.

Mas, para que esse processo seja completo, é necessário que a alimentação também seja saudável e equilibrada, além de seguir uma dieta bem calculada de acordo com cada indivíduo. Quem faz essa recomendação é a nutricionista da Real Food Alimentação Palmira Morais.

Segundo ela, ao elaborar um programa nutricional, é preciso respeitar a complexidade do organismo humano e, principalmente, a individualidade biológica, já que cada pessoa possui necessidades, hábitos, costumes, características metabólicas e psicológicas diferentes.

Para obter bons resultados, valem algumas regras básicas como: evitar alimentos fritos e industrializados (salgadinhos, biscoitos recheados), evitar consumir bebidas alcoólicas, refrigerantes e bebidas artificiais de suco de frutas, pois possuem muitas calorias, gordura, química e poucos nutrientes. É recomendado ainda reduzir o consumo total de gordura, em especial da saturada (existente principalmente em produtos de origem animal) e, ao cozinhar, reduzir também a quantidade de gordura e sal.

Em contrapartida, privilegie sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar como para temperar os pratos. Aumente o consumo de hortaliças, frutas e legumes e inicie sempre o almoço e o jantar com uma boa porção de hortaliças e legumes. Faça desses alimentos um acompanhamento assíduo do seu prato. Consuma de preferência peixe e carnes magras que oferecem a mesma quantidade de proteína, porém menor quantidade de gordura e beba água em abundância ao longo do dia.

Leia também: 8 dicas para reduzir o consumo de calorias ao longo do dia

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório