Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ômega 3 pode reduzir em até 10% risco de morte por infarto, diz estudo

A substância também pode ajudar a controlar a pressão arterial

Ômega 3 pode reduzir em até 10% 
risco de morte por infarto, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

05:10 - 22/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle ÁCIDO GRAXO

Quando o assunto é prevenção de doenças cardiovasculares, uma das primeiras indicações dos especialistas é que as pessoas se mantenham longe das gorduras. Porém existem aquelas que estão liberadas e devem estar presentes no cardápio, como por exemplo, a gordura poliinsaturada do ômega 3, que é muito benéfica ao coração.

De acordo com um estudo americano realizado em junho deste ano, pela revista científica JAMA Internal Medicine, o consumo desse nutriente pode reduzir em até 10% o risco de morte por infarto. O trabalho contou com mais de 45 mil participantes de 19 estudos realizados em 16 diferentes países. Segundo o cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, os benefícios do ômega 3 são inúmeros para a saúde cardiovascular. “Ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, evita a aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias) e auxilia no controle da pressão arterial”, explica o especialista.

Este nutriente pode ser encontrado em alimentos como peixes de águas salgadas e profundas, como sardinha, atum e salmão, óleo de canola, espinafre, rúcula, linhaça, sementes de chia e nozes. “A ingestão de 1 a 3 gramas por dia de ômega 3 já é suficiente para garantir benefícios à saúde, acima disso, é exagero e pode trazer prejuízos", finaliza o especialista. Por isso, a melhor maneira de não correr riscos é sempre consultar uma opinião médica.

Leia também: Ácido graxo ômega 3 pode melhorar fertilidade, diz estudo

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório