Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Além do protetor solar: veja cuidados essenciais com a pele no verão

Dermocosméticos potencializam ação de fotoproteção contra os raios UV, clareiam a pele e ainda rejuvenescem

Além do protetor solar: veja cuidados essenciais para a pele no verão -

Dermocosméticos potencializam ação de fotoproteção contra os raios UV, clareiam a pele e ainda rejuvenescem

Notícias ao Minuto Brasil

07:05 - 22/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Ok, a fotoproteção é fundamental no ano todo e no verão quase vital. Mas algumas substâncias também devem fazer parte do ritual diário de beleza, na medida em que também protegem a pele dos efeitos nocivos dos raios UV e ainda são ingredientes seguros para rejuvenescer a pele na estação mais quente do ano.

Sim, estamos falando dos antioxidantes, moléculas que impedem a formação de radicais livres. "As vitaminas e os antioxidantes fazem com que aquele dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta seja em parte revertido, potencializando a ação de defesa imunológica e de reparo, quando só o fotoprotetor não consegue proteger adequadamente a pele", explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Clássicos como a Vitamina C e E são indispensáveis, por atuarem como antioxidantes nos alvos celulares hidrofílicos e lipofílicos (ou seja, nos meios aquoso e lipídico da pele). Mas as vitaminas não são os únicos ingredientes que fazem parte da família dos antioxidantes: o extrato de chá verde é outro famoso conhecido e até "ácidos" podem estar na categoria.

"O ácido ferúlico é uma substância aprovada como filtro solar no Japão, podendo desta forma ser utilizado em protetores solares ou produtos de combate aos efeitos nocivos dos raios UV. Dados científicos mostraram que a aplicação tópica do ácido ferúlico inibe a formação do eritema (vermelhidão) provocado pela exposição da pele aos raios UVB além de sua atividade antioxidante", comenta a Dra. Claudia Marçal. Ideais para serem usadas antes do fotoprotetor, veja como agem as 4 substâncias:

Ácido Ferúlico — "Esse ácido fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, compostos estes relacionados com o envelhecimento das células, portanto é um potente antioxidante", comenta a dermatologista Dra. Claudia Marçal. "É usado junto com a Vitamina C, o Ácido Ascórbico, para tratamento do envelhecimento e manchas", acrescenta Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo. Além disso, o ácido ferúlico suaviza rugas e linhas de expressão. "Quando nanoencapsulado na formulação, garante alta penetração, chegando na junção dermoepidérmica e aumentando a elasticidade com estímulo do fibroblasto", argumenta a farmacêutica Silvana Masiero, da Under Skin.

Extrato de Chá-Verde — Márcio Accordi, biólogo especialista em cosmetologia e diretor da Biozenthi Laboratórios Cosméticos, explica que o extrato de chá verde possui componentes como polifenóis e flavonoides, com enzimas antioxidantes capazes de reduzir o aspecto avermelhado da pele. "Por esse motivo, é indicado na composição de fotoprotetores ou produtos pré e pós-sol. Também tem ação estimulante cutânea e antienvelhecimento", comenta o biólogo especialista.

Vitamina C — "Poderoso antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral de vitamina C", explica a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas. Além disso, é responsável por frear a ação dos radicais livres, estimular a formação de novo colágeno (é cofator da síntese) e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, na medida em que uniformiza o tom de pele e melhora sua textura. "Também é importante para diminuir as rugas e apresenta atividade imunoprotetora e clareadora", explica a dermatologista Claudia Marçal. "Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor", completa Jardis Volpe. "O ingrediente reforça a proteção dos filtros solares e deve ser aplicado anteriormente ao fotoprotetor. Se o produto também tiver Vitamina E, a barreira é ainda maior contra os raios UV", explica o dermatologista.

Vitamina E — Com alto poder antioxidante, previne o envelhecimento cutâneo, protege contra os danos celulares, além de promover hidratação. "Também tem efeito calmante e suavizante e, por isso, é muito utilizada em produtos pós-sol, ajudando a proteger do estresse ambiental e diminuindo o eritema e a sensibilidade da pele", comenta a dermatologista Dra. Claudia Marçal.

Confira na galeria acima alguns produtos que podem ser usados antes do fotoprotetor e que contam com essas substâncias:

Leia também: Conheça os riscos e benefícios no uso do anticoncepcional

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório