Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Latinos estão atrasados no amor, diz especialista italiano

Latinos são muito "apegados" no que se relaciona a término

Latinos estão atrasados no amor, 
diz especialista italiano
Notícias ao Minuto Brasil

15:17 - 15/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Relacionamento

Os latino-americanos podem ser modernos em muitas coisas, mas estão "atrasados" quando se trata de amor, o que os prejudica na hora de lidar com o término de um relacionamento, o que não acontece em outras partes do mundo, em sociedades "pós-modernas", onde os sentimentos são assumidos de uma maneira muito mais liberal.

Essa é a opinião do psicólogo italiano Walter Riso, estudioso sobre o tema do amor, com 30 anos de experiência e cerca de 25 livros publicados sobre o assunto, que explicou sua teoria à ANSA.

"Os latino-americanos são mais emocionais, passionais, consumem novelas, têm ideias de amor muito mais idealizadas. Na América Latina, em relação ao amor, ainda estamos na modernidade, não estamos na pós-modernidade, o que significa um amor mais livre, mais recíproco, mais autônomo, com menos apego e mais independente", afirmou Riso.

O especialista, que mora em Barcelona, na Espanha, e conhece a fundo a América Latina, acaba de lançar um novo livro com o amor e o desapego como o centro da discussão. "Ya te Dije Adiós, Ahora Cómo te Olvido" ("Já te Disse Adeus, Agora Como eu te Esqueço") é o título da mais recente obra do psicólogo napolitano que, em seu editorial, descreve como "um 'vade-mécum' para superar o fim do amor e das perdas afetivas".

Baseado em sua vasta experiência, Riso conclui em seu livro que o rompimento em uma relação amorosa não obriga a se esquecer do outro, mas sim relembrá-lo com afeto, mas "sem ter o sentimento associado".

"É preciso separar o combate físico do psicológico ou emocional. No primeiro há várias etapas, mas o básico e a diferença mais clara [entre os dois] é que no combate físico não se tem a esperança de voltar com pessoa. Já no afetivo, a pessoa ainda 'está viva' e aparece uma variável: a esperança, que nem sempre é boa", explicou o acadêmico.

Riso também afirmou que existem ao menos sete etapas entre o momento do fim de um relacionamento ou de uma separação sentimental e a superação do combate. "Encontramos sete etapas: atordoamento e negação, anseio e esperança, perguntas sem resposta, ira e indignação, culpa, desesperança e depressão e recuperação e aceitação", descreveu o especialista italiano, que lembrou que os problemas surgem quando alguém fica preso em um desses momentos e que a ajuda profissional é necessária.

O autor também disse que os esteriótipos que ainda são cultivados na América Latina sobre os homens e as mulheres em um nível sentimental são elementos que geram tensão e contribuem para a manutenção de anacronismos.

"Aqui, se uma mulher que não se casa [até] os 28 anos é considerada solteirona, enquanto em outros lugares do mundo, estar solteira não se associa com a ideia de ter má sorte, mas sim com uma opção. E um homem solteiro da América Latina aos 40 anos é considerado [algo] estranho", disse Riso. (Com ANSA)

Leia também: Exercício físico pode melhorar disfunção erétil, diz estudo

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório