Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Catarata atrapalha o sono, diz estudo

Pesquisa revela que a cirurgia de catarata melhora a qualidade do sono e auxilia no combate de comorbidades associadas à dificuldade para dormir

Catarata atrapalha o sono, diz estudo -

Pesquisa revela que a cirurgia de catarata melhora a qualidade do sono e auxilia no combate de comorbidades associadas à dificuldade para dormir

Notícias ao Minuto Brasil

14:04 - 26/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cirurgia

A falta de sono conforme envelhecemos não é um mito, é verdade. Um estudo dinamarquês publicado na revista Ophthalmology da AAO (Academia Americana de Oftalmologia) mostra que a cirurgia de catarata melhora a qualidade do sono, além de combater a sonolência diurna que aumenta o risco de acidentes e quedas comuns em quem tem a doença.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier em Campinas afirma que a melhora do humor e autoestima é visível em pacientes que já passaram pela cirurgia. Para ele, a pesquisa explica a ascensão dos distúrbios do sono no mundo estimados em 40% pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Isso porque, a maior causa da catarata, doença que torna o cristalino do olho opaco, é o envelhecimento.

No Brasil, comenta, 23% das pessoas diagnosticadas com catarata não passaram pela cirurgia, única forma de tratamento, por acreditarem ser desnecessário, segundo a mais recente pesquisa sobre o assunto, divulgada no ano passado pelo IBGE. O especialista adverte que adiar a cirurgia torna o procedimento menos seguro e aumenta o risco de outros problemas de saúde relacionados à dificuldade para dormir: hipertensão, diabetes, sobrepeso e colesterol alto.

Efeitos da luz após a cirurgia

O estudo foi realizado com 73 participantes, sendo 41 mulheres e 35 homens com idade de 50 a 94 anos, todos portadores de catarata senil. Aponta um aumento de até 3 vezes na absorção de luz azul pelas células ganglionares da retina após a cirurgia.

Queiroz Neto, explica que por contraditório que possa parecer a luz azul é responsável por nosso estado de vigília, mas é ela também que melhora a qualidade do sono após a cirurgia de catarata. Isso porque, a substituição do cristalino opaco por uma lente transparente permite às células ganglionares da retina aumentarem a produção de melanopsina, um pigmento que regula e o nosso "relógio biológico", naturalmente controlado pela exposição à luz.

Perigo dos eletrônicos

O oftalmologista adverte que este relógio biológico pode sofrer um pane nos viciados em redes sociais que permanecem conectados durante a noite. Isso porque, a melatonina, hormônio indutor do sono só é produzida em ambientes escuros e as telas dos eletrônicos continuam emitindo a luz azul predominante durante o dia.

Confira as dicas de Queiroz Neto para sincronizar o relógio biológico na galeria acima.

Leia também: Gripe: 10 mitos que quase todo mundo acredita

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório