Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Qualidade de vida das crianças autistas depende dos pais, diz estudo

Um dos maiores e mais aprofundados estudos sobre o autismo aponta o comportamento dos pais como um dos fatores mais benéficos para a qualidade de vida das crianças autistas

Qualidade de vida das crianças 
autistas depende dos pais, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

05:27 - 06/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Especiais

Ter ‘super-pais’ pode ser o segredo para melhorar a condição de autismo de muitas crianças. Esta é a surpreendente conclusão de um longo estudo sobre a doença e que teve por base a análise de 152 casais cujos filhos  – de até três anos – tinham sido recentemente diagnosticados com autismo.

Publicado na revista The Lancet, o estudo realizado pela Universidade de Manchester revela que treinar os pais e as mães para serem ‘super-pais’ pode melhorar significativamente a capacidade comunicativa com o filho e, com isso, a qualidade de vida da criança.

Para o estudo, os pais foram divididos em dois grupos, revela a BBC. No primeiro, seguiram os tratamentos convencionais para o autismo; noutro, serviram de ‘cobaias’ para um tratamento novo. Na nova terapia, os pais foram convidados a brincar com os respectivos filhos e depois a assistirem a imagens dos momentos de lazer com a criança, ao mesmo tempo que ouviam conselhos dados por especialistas e terapeutas.

No primeiro grupo, 50% das crianças apresentava um estado avançado de autismo no início do estudo, contudo, a quantidade de crianças neste estado aumentou para 63% em apenas seis anos. Já no segundo grupo, a experiência começou com 55% das crianças em fase avançada de autismo, um valor que diminui para 46% passados os mesmos seis anos.

À BBC, um dos psiquiatras responsáveis pelo estudo, o médico Jonathan Green, revela que, embora os especialistas não tenham encontrado uma cura para o autismo, os resultados assumem-se como “extraordinários” e que podem gerar novas terapias de apoio a crianças com autismo.

Leia também: 7 hábitos saudáveis que vão proteger sua família

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório