Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Abacate pode trazer malefícios à saúde e ao meio ambiente; saiba mais

Tal como aconteceu com a soja, a sua produção em excesso está gerando efeitos nocivos para a saúde

Abacate pode trazer malefícios 
à saúde e ao meio ambiente; saiba mais
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 08/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Moda

O abacate é um dos queridinhos da alimentação saudável há algum tempo. É conhecido pela sua versatilidade (tanto dá para saladas quentes ou frias, como para passar no pão) e pelo seu valor nutricional.

Mas, como qualquer alimento que entra na moda e que passa a ser produzido em larga escala, os benefícios que este fruto pode trazer podem ser inversamente proporcionais ao impacto negativo que tem no meio ambiente. É o que está acontecendo no México, onde a plantação deste fruto está causando desmatamento.

Como se isso já não fosse grave, a população das áreas onde é cultivado o abacate está ficando doente devido aos produtos químicos utilizados na produção do fruto, cultivado para satisfazer o 'apetite voraz' dos países que não produzem o abacate.

Há relatos de espirros, problemas respiratórios e dores de estômago. "Acreditamos que os sintomas são causados por produtos utilizados para pulverizar os pomares de abacate", disse Salvador Sales, um professor da região. Ele afirma que o vento pode estar fazendo com que os químicos sejam levados para as habitações próximas.

O alerta das consequências nefastas do aumento do cultivo de abacate é corroborado também por especialistas, refere o Independent, que apontam os produtos químicos transportados pelas águas das chuvas como um problema para a saúde dos mexicanos.

A realidade é que o que antes era floresta de pinheiros se transformou em plantações de abacate, sobretudo em Michoacan, a capital mundial do abacate. Vale ressaltar que 40 % da produção mundial deste fruto é de origem mexicana. 

Leia também: Conheça a planta capaz de combater a ansiedade

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório