Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 armadilhas do fim de ano que podem comprometer a pele

Consumo em excesso de bebidas e comidas (principalmente as com alto teor de açúcar), fotoexposição sem protetor, desleixo nos cuidados diários com a pele, enfim, as festas de fim de ano não podem ser desculpa para não manter a saúde da pele

4 armadilhas do fim de ano que podem 
comprometer a pele
Notícias ao Minuto Brasil

21:03 - 20/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Com a chegada das festas de fim de ano e o tempo mais propenso às altas temperaturas, é comum que algumas pessoas esqueçam de tarefas diárias que mantêm a saúde e beleza da pele. "Mas isso pode ser perigoso. No final do ano, alguns abusos na alimentação e fotoexposição podem causar danos na pele, principalmente comprometendo as fibras de colágeno e elastina — e isso pode resultar em rugas e flacidez precoce, além das manchas", explica a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Para evitar os danos, a especialista explica passo a passo do que fugir (e o que fazer):

Excessos na alimentação - Doces e carboidratos são grandes vilões dessa época, porque se transformam em açúcar no corpo. "O açúcar em excesso liga-se as nossas proteínas, principalmente o colágeno; quando essa ligação ocorre, ela modifica a estrutura do colágeno que perde a sua configuração inicial. Este processo se chama glicação (são as proteínas cruzadas), que causa na pele rugas e amarelamento", explica a farmacêutica. Dessa forma, a alimentação deve ser saudável e sem exageros calóricos. E para quem não resiste a um doce, a especialista indica — que para manter a saúde e elasticidade da pele — uma boa opção é optar em ingredientes orais e tópicos com ação antiglicante (que impede os malefícios do açúcar na pele). "Nesse sentido, a suplementação com Glycoxil é eficiente. Ele é um peptídeo biomimético da carcinina que atua como antioxidante, antiglicante e desglicante, possuindo a capacidade de bloquear esse processo em que o açúcar excedente se liga às proteínas e ao colágeno principalmente. E também desliga o açúcar que se ligou ao colágeno revertendo o processo", explica. Cremes com Alistin (a forma tópica do Glycoxil) ajudam a evitar esse processo.

Bebidas - A cerveja e bebidas alcóolicas no geral deixam a pele ressecada e sem brilho. "Para metabolizar o álcool ingerido (bebidas alcoólicas) o organismo buscará água e se não houver água suficiente, o organismo busca nos tecidos periféricos, quer dizer, nos órgãos vitais, a água para realizar o seu trabalho. E é aí que mora o perigo, pois esse "roubo" de água certamente vai deixar a pele menos hidratada e propensa ao ressecamento e a descamação", explica Mika. Rugas na pele podem ocorrer após um longo período de abuso de álcool, porque a água no corpo e na pele é continuamente evaporada. O ideal é consumir muita água, água de coco, isotônicos ou sucos naturais e apostar em ingredientes que mantenham um reservatório hídrico na pele, como o ácido hialurônico Hyaxel e DSH CN, que hidratam a pele em todas as suas camadas. "Além disso, a ingestão oral dos Fosfolipideos de Caviar (FC Oral) é importante por promover hidratação de dentro para fora, já que o complexo natural de ômega 3 e astaxantina tem uma bioidentidade com as membranas celulares sendo um importante repositor lipídeos e modulador da inflamação", conta.

Sol - O horário (de verão) para um bronzeamento saudável é até às 10h e depois das 16h. Fora destes horários, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar e hidratar-se com muita água. Ingredientes antioxidantes também são recomendados, para potencializar a ação de proteção. OTZ 10, Alistin, Coffee Skin e GPS Trealose são recomendados pela farmacêutica, por protegerem o DNA celular contra os malefícios das radiações UV e calor. "Esses ingredientes devem estar presentes em um creme que deve ser aplicado antes do fotoprotetor, que deve ter alta proteção solar e contar com ingredientes bloqueadores como dióxido de titânio", explica.

Rotina de cuidados - Principalmente para quem vai viajar, a rotina de cuidados com a pele não pode ser esquecida: limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção são regras. "Produtos multifuncionais podem ajudar. Além de hidratar, eles uniformizam o tom da pele, combatem o envelhecimento e contam com alguma outra característica dependendo da idade e do público para qual está sendo direcionado." A farmacêutica sugere alguns ativos que contemplam desde a função antienvelhecimento até o aumento da produção de energia e estão presentes em produtos multifuncionais que apresentam mais de um benefício: Hydroxyprolisilane CN (estimula a produção de colágeno e confere a pele elasticidade e firmeza), EvenSkin A3 (diminui a formação de manchas), Arct Alg (aumenta a produção de energia na mitocôndria) e OTZ 10 (combate os radicais livres provenientes das radiações UVA, UVB e Infravermelho A).

Mais cuidados que ajudam

Mika Yamaguchi ressalta que uma boa noite de sono é de fundamental importância. "O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de bom sono, diariamente. Mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável", explica. Se for à praia, é importante tomar cuidado com fungos e bactérias, portanto os cuidados com a higiene devem ser redobrados. Mika lembra que "todos os ingredientes citados podem ser encontrados em farmácias de manipulação. A visita ao dermatologista é o melhor meio para personalizar a fórmula e reforçar a saúde da pele", finaliza Mika.

Leia também: Veja cuidados essenciais de beleza para quem vai viajar

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório