Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Você sabe a diferença entre cloro, hipoclorito e água sanitária?

Usados na limpeza comum, os produtos têm finalidades diferentes; conheça

Você sabe a diferença entre cloro, 
hipoclorito e água sanitária?
Notícias ao Minuto Brasil

09:41 - 17/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Higiene

p>

É comum as pessoas se confundirem ao falar sobre cloro, hipoclorito de sódio e água sanitária. Há diferenças significativas entre os três produtos. Veja quais são, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor):

1. O cloro é uma substância química encontrada em temperatura ambiente em estado gasoso e, em seu estado puro, não está disponível para compra no comércio. Como reage com rapidez com muitos elementos e comp0stos químicos, ele é encontrado na natureza apenas formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. É a partir dele que é feito o hipoclorito de sódio, o ‘cloro’ de piscina e a água sanitária.

2. O hipoclorito de sódio é um produto obtido da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, aquosa e alcalina, que contém entre 10% a 13% de cloro ativo. No comércio, ele é encontrado tradicionalmente em bombonas de 20 a 50 litros. O produto, que só pode ser usado se for dissolvido em água, serve para desinfectar águas destinadas ao consumo humano, piscinas e em processos de limpezas domésticas e hospitalares. É usado, ainda, como matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.

3. Obtida a partir da diluição do hipoclorito de sódio em água, a água sanitária destina-se à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral. O produto é conhecido popularmente como água de lavadeira e cloro líquido. Ela também é eficiente na desinfecção como hipoclorito de sódio, sendo menos perigosa e mais adequada ao uso diário.

O médico toxicologista Flavio Zambrone, consultor da Abiclor, alerta que não se deve reutilizar a embalagem de outros produtos de limpeza para armazenar hipoclorito de sódio e água sanitária. Ele explica que há o risco de o produto reagir com resíduos da substância que estava na embalagem, gerando um processo químico que pode resultar até em explosões. Além disso, o frasco onde o produto estiver armazenado deve ser devidamente identificado, para evitar acidentes.

Leia também: Cientistas descobrem antibiótico superpotente no corpo humano

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório