Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Portadores de marcapasso podem fazer exercícios

Mas a prática esportiva requer cuidados especiais

Portadores de marcapasso podem 
fazer exercícios
Notícias ao Minuto Brasil

11:38 - 17/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Coração

O marcapasso é um dispositivo indicado, normalmente, para pessoas que apresentam a frequência cardíaca muito baixa, chamada de bradicardia, principalmente quando os sintomas trazem riscos à saúde, como fraqueza e tontura. Atualmente, cerca de 300 mil pessoas utilizam marcapassos no Brasil, somando 49 mil novos usuários a cada ano. Ainda segundo o Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, no Brasil, são implantados 199 marcapassos por um milhão de habitantes.

Segundo o coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Élcio Pires Junior, o dispositivo é implantado no corpo do paciente e envia estímulos elétricos para o coração, aumentando a ‘força’ dos batimentos cardíacos. “Com a implantação do marcapasso é possível melhorar a capacidade do órgão no bombeamento do sangue, melhorando assim, a qualidade de vida dos pacientes”, comenta o especialista. Os portadores de marcapasso podem retornar gradualmente à rotina, mas é necessário que mantenham alguns cuidados, principalmente na prática esportiva. Confira algumas recomendações:

- Inicialmente, é necessária a liberação médica para começar os exercícios. Converse com o seu especialista sobre quais atividades são indicadas no seu caso;

- No começo, opte por exercícios com componente estático baixo, como golfe.

- Depois que retomar à rotina, faça atividades que permitam que você acompanhe o nível de intensidade, como caminhada e exercícios na água.

- Evite esforços muitos intensos e que tenham impacto na região do peito, por causa do implante;

- Mantenha suas consultas em dia com o cardiologista para que o especialista possa checar a perfeita condição do dispositivo e programar o aparelho.

Leia também: Problemas de visão afetam performance no esporte; corrija!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório