Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulheres vivem mais do que homens, diz estudo

Pesquisa analisou 1 milhão de pessoas desde o século 19

Mulheres vivem mais do que homens, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

21:14 - 27/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Longevidade

A expectativa de vida das mulheres é maior que dos homens devido a uma possível diferença genética, de acordo com uma pesquisa cientifica. Publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS), o estudo, conduzido por um grupo de investigação internacional e coordenado por Fernando Colchero, da Universidade da Dinamarca do Sul, indica que, mesmo com o aumento da longevidade no mundo, o gênero masculino continua atrás do feminino em relação à expectativa de vida.

Uma das hipóteses é que a causa dessa diferença seja a genética. Os machos têm apenas um cromossomo X em relação às fêmeas, o que privaria eles de compensar eventuais anomalias genéticas superiores a que um cromossomo pode suportar.

A vantagem das fêmeas sobre os machos é registrada em todos os primatas, no geral. "A desvantagem do macho se funde nas raízes da evolução", explicou Susan Alberts, da Universidade Duke e uma das autoras do estudo.

De acordo com ela, caso o elemento "culpado" pela brecha para a longevidade for identificado, "poderemos estar em condições de ajudar os homens a recuperar posições na longevidade". A pesquisa analisou os dados relativos a mais de um milhão de pessoas desde o século 19, e de seis espécies de primatas, como os chimpanzés.

O resultado também evidencia que as últimas gerações de seres humanos viveram na época com a maior expectativa de vida da história graças aos progressos da medicina e da saúde pública. "É desconcertante porque, se agora podemos fazer com que a vida dure mais, por que não podemos reduzir a brecha entre homem e mulher?", ressaltou Alberts. (Com ANSA)

Leia também: Artistas brasileiros se unem em campanha da ONU contra o machismo

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório