6 sinais de que você pode ter um coágulo no sangue

Já ouviu falar de trombose venosa profunda? Deve-se à formação de coágulos e os sinais são muitas vezes desvalorizados

© DR

Lifestyle Saúde 25/11/16 POR Noticias ao Minuto

Geralmente, os coágulos são uma coisa boa, pois quando uma pessoa se machuca, precisa que o sangue solidifique e se acumule no local para parar a hemorragia. Mas por vezes os coágulos de sangue acumulam-se quando não é preciso e podem trazer problemas – especialmente se se formarem nas veias profundas perto dos músculos.

PUB

Luis Navarro, médico e fundador do The Vein Treatment Center em Nova York, destaca: “Quando os coágulos de sangue se formam neste sistema profundo, podem ser dolorosos e muito perigosos.”

Senso que, como reporta a revista Prevention, podem prejudicar a circulação do sangue e até dar origem a embolismos pulmonares. A este tipo de coágulos chama-se trombose venosa profunda. E como os sinais que dão podem ser mesmo mínimos ou desvalorizados, a mesma revista aponta os sinais que podem indicar que uma pessoa tem coágulo no sangue:

1. Inchaço num dos membros. Ter apenas uma perna ou um braço inchado é um dos sinais mais comuns de coágulos no sangue e surge devido ao seu efeito de dificultar a passagem do sangue.

2. Dor na perna ou no braço. Geralmente a dor em caso de trombose venosa profunda surge numa combinação com outros sintomas, como inchaço ou vermelhidão, mas por vezes também pode surgir por si só.

3. Riscos vermelhos na pele. A trombose venosa provoca marcas vermelhas verticais no local das veias, e fazem com que sinta o seu braço ou perna quente ao toque.

4. Dor no peito. Sentir uma do no peito pode fazê-lo pensar em ataque cardíaco, mas pode ser um embolismo pulmonar. O ataque cardíaco e o embolismo pulmonar dividem sintomas semelhantes, no entanto a dor provocada pela embolia pulmonar tende a ser mais aguda e profunda, e agrava quando respira fundo. Já a dor do ataque cardíaco tende a espalhar-se pelas áreas superiores do corpo, como os ombros, a mandíbula ou o pescoço. De qualquer forma, se sentir estas dores deve ligar para o 112.

5. Falta de ar ou palpitações. Um coágulo de sangue nos pulmões desacelera a circulação de oxigênio. Quando os níveis de oxigênio são baixos, os batimentos cardíacos aceleram para tentar compensar. Deve procurar ajuda rapidamente.

6. Tosse inexplicável. Não consegue parar de tossir? Se além da tosse tem dificuldade em respirar, coração acelerado ou dor no peito, pode ser uma embolia pulmonar. Na dúvida, vá ao médico.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alimentação 14/05/24

Alimentos que ajudam a fortalecer a memória

Lifestyle Alimentação 13/05/24

Conheça os benefícios da beterraba para a sua saúde

Lifestyle Dicas de lavandaria 14/05/24

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina

Lifestyle Saúde 14/05/24

Quatro alimentos que têm muito açúcar 'escondido' e engordam

Lifestyle Signos 13/05/24

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?

Lifestyle Curiosidades 13/05/24

Coisas cotidianas que pareciam impossíveis há 50 anos

Lifestyle Personalidade 13/05/24

Qual a sua personalidade, de acordo com a posição que você dorme

Lifestyle Receitas 13/05/24

Veja como preparar um delicioso Linguine com Camarão

Lifestyle AVC 14/05/24

Novo teste de sangue pode determinar risco de AVC

Lifestyle Saúde 14/05/24

Níveis baixos de testosterona podem aumentar o risco de morte precoce