Confira cuidados importantes na hora de viajar durante a gestação

Especialista dá dicas para aproveitar com tranquilidade

© iStock
Lifestyle GRAVIDEZ 12:01 - 29/11/16 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Com a chegada dos últimos meses do ano, férias e datas comemorativas, muitas futuras mamães querem viajar, o que não é contraindicado nessa fase. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos para não comprometer a saúde da mãe e do bebê. Além disso, o primeiro passo para qualquer mulher grávida que deseja viajar é conversar com o seu obstetra para seguir com os planos da viagem com tranquilidade.

Confira abaixo algumas dicas importantes elaboradas pela ginecologista e obstetra, de São Paulo, Maria Elisa Noriler:

- Viagens de carro ou ônibus: É importante fazer paradas a cada uma hora e meia ou duas, para caminhar um pouco, ir ao banheiro e se alimentar de forma leve.

- Cinto de segurança: O cinto deve cruzar a barriga e se posicionar entre os seios. Se incomodar no pescoço, tente mudar a posição do assento para que se encaixe melhor.

- Alimentação: Seguir uma dieta saudável durante toda a gravidez é essencial. No entanto, enquanto estiver viajando é necessário não se deixar levar pelo período de férias e se manter atenta a alimentação. Se estiver muito calor, procure estar sempre bem hidratada, evite fast foods e coma sempre de três em três horas.

- Viagens de avião: Se a mulher estiver no primeiro ou segundo trimestre de gestação, a viagem é segura. Do contrário, o mais indicado e escolher outra forma de transporte.

- Vacinas: É muito importante se certificar de que o local de destino seja seguro e, caso precise e for autorizado pelo obstetra, a gestante deve tomar as vacinas necessárias antes de viajar.

“Dependendo da idade gestacional, se for, por exemplo, no final, após 32 semanas, não é indicado viajar”, finaliza a especialista.

Leia também: Confira os peixes mais saudáveis por terem menos mercúrio

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X