Hoje é dia de montar a árvore de Natal. Mas sabe o que significa?

Sabe porque é que montamos a árvore no Natal e porque é que a decoramos?

© DR
Lifestyle Curiosidades 08:41 - 01/12/16 POR Notícias ao Minuto

O dia 01 de dezembro é tido como o ideal para se montar a árvore de Natal. Mas sabe porque é que montamos a árvore e porque é que a decoramos?

PUB

O Express britânico explica que os pinheiros têm sido usados pelas civilizações antigas como um símbolo da vida eterna. Alguns dizem que sua forma triangular aponta para o céu e representa a trindade sagrada.

Os romanos decoravam seus templos com essas árvores durante o festival de dezembro de ‘Saturnalia’, e os pagãos trariam ramos para as suas casas para o solstício de inverno.

O uso da árvore de Natal moderna é muitas vezes atribuído ao século XVI, pelo pregador alemão Martin Luther, sendo que se diz que comprou e levou uma árvore para a sua casa e a decorou com velas.

A tradição tornou-se popular por toda a Renânia no início do século XVIII, e em 1840 chegou ao Reino Unido pelo marido alemão da rainha Victoria, príncipe Albert.

Foi publicado um desenho da realeza com a sua árvore no Illustrated London News em 1848, o que provocou uma tendência entre as famílias britânicas de classe alta e acabou por se ir espalhando pela Europa.

As primeiras árvores artificiais foram criadas na Alemanha do século XIX e eram feitas de penas de ganso tingidas de verde.

E porque é que decoramos as árvores de Natal com luzes, bolas e fitas brilhantes?

Martin Luther foi o primeiro a decorar uma árvore com velas, inspirado pelas estrelas que brilhavam entre os ramos na floresta.

Em 1895 um norte-americano chamado Ralph Morris inventou as luzes como uma alternativa mais segura.

Na Alemanha medieval, as chamadas ‘árvores do paraíso’ foram decoradas com maçãs vermelhas para os ‘Jogos de Milagres’ que teriam lugar fora das igrejas na véspera de Natal. Mais tarde deram lugar aos enfeites em forma de bola.

As fitas brilhantes também surgiram na Alemanha e originalmente eram tiras finas de prata, antes da invenção do plástico.

A maioria das famílias coloca um anjo ou uma estrela no topo da árvore para representar o anjo Gabriel ou a Estrela de Belém da Natividade.

Leia também: Viajar gera mais felicidade que casar, diz pesquisa

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X